THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

domingo, maio 28, 2006

Outra vez Timor

Uma terrível caricatura do conflito timorense foi a entrevista que Kirsty Sword-Gusmão deu à rádio australiana ABC. Kirsty é a mulher de Xanana Gusmão e, até ver, não tem legitimidade institucional de espécie alguma. No entanto, Kirsty, alcandorada a uma espécie de porta-voz autorizada do Presidente da República, praticamente demitiu Mari Alkatiri aos microfones da rádio australiana.

A cisão entre o Presidente da República e o primeiro-ministro timorenses fica clara das palavras da timorense-australiana Kirsty Sword-Gusmão: "Penso que vamos assistir a mudanças significativas. Acho que o Governo perdeu a confiança da população." À hora em que este jornal sai para a rua, é provável que Mari Alkatiri já não seja primeiro-ministro de Timor-Leste. Se, tal como afirmou Kirsty, Xanana Gusmão "continua claramente a ser uma figura de autoridade e as pessoas esperam que ele exerça a sua autoridade neste momento decisivo", o passo seguinte no desenrolar do conflito será a entrega da cabeça de Alkatiri.

Os últimos dias em Timor-Leste vieram fazer disparar, da maneira mais violenta, o mal-estar no país mais jovem do mundo. Há tensões e clivagens que vêm de longe, dos tempos da Resistência. Xanana Gusmão versus Alkatiri, Ramos-Horta versus Alkatiri, católicos contra laicos (ou, pior, muçulmanos laicos como Alkatiri).

Houve até agora um milagre timorense: desde 1999, o país foi-se construindo em relativa acalmia - consideradas as divisões internas da Resistência, os conflitos entre timorenses registados em 1975, a presumível dificuldade de reconciliação entre quadros da antiga administração indonésia e resistentes, a adopção da língua portuguesa só conhecida por maiores de 40 anos (a única língua que unifica todos os habitantes de Timor-Leste nem sequer é o tétum, mas o bahasa indonésio), a coexistência entre um país fortemente dominado pela Igreja Católica e um primeiro-ministro laico e muçulmano, a mais absoluta pobreza em que vive o povo, o analfabetismo, a falta de elites e, entretanto, o progressivo abandono das Nações Unidas.

Perante o caos instalado, quatro países, incluindo Portugal, voltam a entrar em Timor-Leste para "repor a ordem". O terrível desta imagem é que foi esse precisamente o argumento da invasão indonésia em 1975, aliás operada também com a cumplicidade de timorenses. É, agora como antes, a viabilidade do Estado que está em causa.

Ana Sá Lopes DN

Montenegro que futuro?

O fim da Jugoslávia

OMontenegro votou pela independência. No referendo de 21 de Maio os montenegrinos votaram de forma maciça e, politicamente, expressiva. A participação eleitoral ultrapassou os 86%. E destes votaram favoravelmente mais de 55%, o mínimo exigido pela UE para o reconhecimento internacional do novo Estado. O Montenegro será a partir de agora, simultânea e paradoxalmente, o mais antigo e o mais novo Estado dos Balcãs. Manteve a soberania durante séculos de ocupação otomana e só desapareceu como nação independente, no final da Primeira Guerra. Em 1918, a ruína dos impérios Austro-Húngaro e Otomano deu origem à Jugoslávia, que Tito manteve depois da Segunda Guerra. Dentro da Jugoslávia, o Montenegro perdeu a soberania política e viu diluída a identidade nacional, sob a influência dominante da Sérvia. Depois de Tito, a federação não resistiu às derivas nacionalistas pós-Guerra Fria. No início da década de 90, com mais ou menos sangue, todas as repúblicas foram acedendo à independência: a Eslovénia, a Croácia, a Bósnia-Herzegovina. Só a Macedónia conseguiu um processo pacífico. Faltava o Montenegro.

Desde 1997 que tinha quebrado os laços com o regime de Milosevic. Estabeleceu instituições políticas e administrativas próprias e começou a desenvolver uma posição pró-europeia e uma plataforma pró-independência. A queda de Milosevic parecia o momento certo para esse passo, mas a UE recuou. Teve medo que o resultado fosse negativo, ou, pelo contrário, que, sendo positivo, tivesse efeitos colaterais no Kosovo. De todo o modo, quis assegurar a cooperação de Belgrado e empurrou o Montenegro para esta solução que durava desde 2003: o Estado conjunto Sérvia-Montenegro. Foi o último avatar da Jugoslávia que agora chegou ao fim. Foram três anos de um casamento infeliz que terminou em divórcio. Mas os tempos agora são outros. Não haverá mais violência e dizem os especialistas que o divórcio será amigável. A juventude do Montenegro continuará a ir para a Universidade em Belgrado e a classe média sérvia continuará a ir a banhos para as águas cálidas da costa adriática do Montenegro. Mas o fim da Jugoslávia não se fará sem consequências. No plano regional e no plano europeu. A separação dos dois Estados permitirá que ambos se libertem dos diferendos entre eles e que, partir de agora, cada um se empenhe nas reformas internas e no difícil processo de aproximação à construção europeia.

Independente, o Montenegro não será mais prisioneiro de Belgrado e do seu isolamento internacional provocado pela inabilidade na gestão do problema dos criminosos de guerra. Poderá acelerar as reformas institucionais, o de-senvolvimento económico e a política pró-europeia. Também o Kosovo não ficará imune ao fim da Jugoslávia. Até ao fim do ano, a província sérvia de maioria albanesa, transitoriamente sob administração da ONU, deverá resolver a questão do seu estatuto final. É certo que a coisa é diferente. Mas depois da independência do Montenegro a margem de manobra para uma solução outra que não a independência parece substancialmente reduzida.

Sérvia, Montenegro e, quem sabe, Kosovo independentes poderiam criar as bases para Estados credíveis nos Balcãs. Com legitimidade nacional e reconhecimento internacional, o que mudaria por completo o papel da comunidade internacional e em particular da UE. Era tempo de fechar o ciclo do peace keeping e do state building e de abrir o do investimento económico e da integração institucional.

Até agora a UE foi a "âncora" de todo o processo. Factor de democratização política, reconstrução económica e estabilidade internacional. A política de alargamento foi um sucesso na Europa central e de leste. E, por maioria de razão, sê-lo-ia também nos Balcãs. 2005 foi um ano favorável: a Croácia abriu as negociações de adesão; a Macedónia foi aceite como candidato; e a Sérvia e o Montenegro abriram negociações para um acordo de estabilização e associação. Mas em 2006 tudo mudou. Os tempos estão difíceis e a UE sofre da "fadiga do alargamento". A braços com a Turquia e sem Tratado Constitucional, a Europa sabe que não pode alargar indefinidamente sem reformar as instituições.

Com excepção da Croácia, mais nenhum Estado balcânico entrará na UE antes de 2014. A pausa é precisa, mas pode ter efeitos perversos. Sem pressão externa nem objectivos calendarizados de reforma, os países balcânicos podem cair na tentação de outras derivas. É por isso que, apesar da "fadiga do alargamento", é preciso que a UE dê um sinal de esperança para os Balcãs.
Severiano Teixeira DN

Poirot Moura

sábado, maio 27, 2006

As Marcas que NÃO deves comprar

Zara Inditex:
Apesar de muita da produção ser feita em Portugal, a grande maioria dos trabalhadores são pouco qualificados com pouca formação e ganham pouco mais do que o salário minimo. Acresce ao facto de o Expresso ter provado que a Inditex subcontrata mão de obra infantil. Miúdos que são arrancados à força da escola para trabalhar em casa "porque é a obrigação deles" dizem. A miséria muitas vezes obriga a que os país tenham filhos que não tem condições minimas para ter, usando-os como força de trabalho. Pelos vistos a Zara agradece.
SuperBock Unicer:
Não deves comprar qualquer marca da Unicer. N será muito dificil reparar no facto da grande maioria dos festivais patrocinados pela Unicer não serem no Norte. Refiro me ao SuperBock Super Rock. Reparem na Sagres: possuem maior quota de mercado no Sul e premeiam os seus consumidores com iniciativas no Sul. A Unicer premeia nos com as imagems dos conertos pela TV.
Sonae:
É uma marca a evitar. A razão é simples: todo e qualquer estagiário que pretenda estagiar na Soane não recebe a devida e justa remuneração. Afinal como diz o outro se a sua secretária serve chás e atende o telefone recebe 500 euros eu que vou negociar a sua marca no mercado recebo uma palmada nas costas?
Os estágios nesta empresa devem servir mais pra explorar do que para outra coisa. Assim esta como outras empresas que não remunerem os estagiários são empresas sem consciencia social e regem-se pelo lucro fácil.

sábado, maio 20, 2006

XMEN3 os meus desenhos animados favoritos!




X-Men: O Confronto Final
De que lado vai ficar?
Em “X-Men: O Confronto Final”, o último capítulo da trilogia “X-Men”, uma “cura” para as mutações ameaça mudar o rumo da história.
Pela primeira vez, os mutantes têm a oportunidade de escolher: manter a sua unicidade, através do isolamento e alienação, ou desistirem dos seus poderes, tornando-se humanos.
Os pontos de vista antagónicos dos líderes, Charles Xavier, que recomenda tolerância, e Magneto, que acredita na sobrevivência dos mais bem dotados, levam a um último combate – uma guerra final para acabar com todas as guerras.
Mantendo o formato de uma épica história de acção, “X-Men: O Confronto Final” aborda questões com forte componente contemporânea: Será a conformidade um antídoto para o preconceito?É cobardia desistir da individualidade para enfrentar e evitar perseguições? Os fins justificam os meios?Um grande poder é uma bênção ou uma maldição?
Uma nova e fantástica aventura daqueles que têm extraordinários poderes! A saga dos que lutam para proteger um mundo que tem medo deles!

intérpretes
Hugh Jackman
Ian McKellen
Patrick Stewart
Halle Berry
Famke Janssen
Kelsey Grammer
Anna Paquin
James Marsden

quinta-feira, maio 18, 2006

Anda cá k eu dou-te o ibérico!

Acreditem se quiserem...

Em mais uma navegação pela net, esse mundo de coisas estranhas e bem bem escondidas, descobri as cartas que Valentim enviou durante a última campanha eleitoral.
Segundo o artigo do PortugalDiário ele usou os dados dos idosos aderentes ao cartão "Idade mais" destinado a idosos que podem desta maneira usufruir de discriminação positiva.
Venho me insurgir contra a campanha difamatória deste diário digital!
Eu aprendi na FEP que as bases de dados dos nossos clientes devem ser aproveitadas devemos recorrer ao mailing para divulgar os nossos produtos! Neste caso é um esforço de Comunicação de Marketing integrado pois combina Promoção de Vendas e Publicidade. Ele esclarece aos velhotes a cruz certa, a cruz que dá prémio.Neste caso assina-la a cruz correcta e ganha viagens grátis à volta de Gondomar. Outra das estratégias de Comunicação evidenciadas é a Publicidade muito usada para aumentar a notoriedade. Mas como a marca Valentim tem o beneficio percebido claro ( diga-se rouba mas vai fazendo) trata-se apenas do reforço da notoriedade, para os leigos trata-se de relembrar que o tacho está lá e precisa de ser renovado.
E pronto, por isso vos digo que o homem anda a ficar inteligente!
Desculpem, eu não tinha lido a carta toda pk afinal ele combina 3 ferramentas (das seis existentes: publicidade, marketing directo, relações publicas, promoção de vendas, venda pessoal, eventos) que é os eventos... ele ainda dá mais um bónus! venha comemorar na compra do voto ainda lhe dá-mos a festa! LOL


Valentim Loureiro
Gondomar no Coracao
Infelizmente, ngo me foi possivel, nos ultimos tempos, falar
consigo, corncr tanto desejavsr.
Voc6 tem o "CARTAO IDADE MAIS". Com este cartgo, como
sabe, pode participar nos Programas que, na qualidade de
PRESIDENTE DA CAMARA, mandei fazer para todas(os) as(os)
Gondomarenses, com mais de 62 anos de idade :
"GONDOMAR DOUR0 ACIMA
"AVOS DE GONDOMAR A VOAR"
"CONHECER GONDOMAR"
Sei que estes programas tem sido muito bem aceites pelas (0s)
Gondomarenses.
Estes programas proporcionam a todas(os) os que neles
participam, agradaveis dias de ferias, dias de muita alegria, muita
felicidade, muito convivio e bem estar.
E, como e publico, os Programas "Avos de Gondomar a Voar"
e "Conhecer Gondomar" estao em andamento, abertos a todas(os).
Pois bem, se quer, no futuro. continuar a ter tudo isto e,
se ~ossivela, inda muito mais;
VOTE
"VALENTIM LOUREIRO - GONDOMAR NO CORACAO~ "VALENTIM" I1
Mas, n2o se engane a votar. Eu, desta vez, n20 sou candidato
pelo PSD. 0 Dr. Marques Mendes obrigou-me a ir a votos como
Candidato Independente.
Ao votar n20 se engane. Repare bem. NAO VOTE no PSD.
NAO VOTE na coligaci30. NAO VOTE nas "setinhas". NAO VOTE
nas "chamines", como se costuma dizer ....
VOTE, no "VALENTIM". Ponha a "cruzinha" no boletim de voto
"VERDE" e no boletim de voto "AMARELO" ... NO ULTIMO
QUADRADINHO, CA EM BAIXO.
Eu sei que vai votar em mim. Tenho a certeza. Voc2r e
minha(meu) amiga(o).
Obrigado pelo seu "voto".
E, a sabe, CONTE SEMPRE COMIGO. MAS, CONTE
MESMQ!!!
,, Gondomar, 27 de Setembro de 2005

NOTA : No Domingo, depois de sabermos os resultados, venha
comemorar a vitoria comigo, no Largo do Souto, em S. Cosme.

terça-feira, maio 16, 2006

Domingo






E pronto... termina aqui a sessão fotográfica à borla :)
Espero que estas fotos perdurem nas nossas memórias por muitos anos e que sejam recordadas com saudade e alegria!
E viva os Doutores!

Benção de Pastas





domingo, maio 14, 2006

A queima a cor de laranja...



sábado, maio 13, 2006

Conversas de Café

Quando entramos no penúltimo ano de curso cada momento é vivido com mais intensidade e dá-se mais importância às experiencias que se vivem... e por isso, pensamos mais naquilo que passou e vale a pena tirar algumas conclusões...
Comecei a pensar em escrever este post em pleno cortejo, porque assisti a algumas cenas lamentáveis e que tal como na queima das fitas não dignificam nada o real significado de se ser estudante universitário...

Estar na praxe ou não estar?

Bem... eu fui caloiro até ao fim e por isso tornei-me menbro da praxe, unica e exclusivamente para adquirir o estatuto de estudante praxista. Ou seja, quis beneficiar das actividades que a praxe dá acesso.. mas chegado a esta altura pensei se isso valeu ou não apena.
È verdade que a praxe permite-nos conhecer pessoas, é a chamada integração: consegui-mos mais facilmente conhecer pessoas que estão ali de pára quedas como nós e como está ali tudo para o mesmo, então a união propicia mais contactos.
Porém a praxe tÊm os seus q´s: têm pessoas que não se sabem comportar, tem frustrados, tem anormais e infelizmente têm pessoas que calam-se porque não se querem chatear. Depois há aqueles que vão à praxe porque dá status e vai dai, estão lá batidinhos e prontos a suar a camisola em torno do ideal idiota. :P
Durante o cortejo assisti a uma cena recambolesca já como público: os meninos da católica chamavam palhaços aos colegas de direito da UP mesmo antes da tribuna alto e bom som... comentava-se entre os presentes que isso se devia ao facto de estarem no cortejo alunos anti-praxe atrás dos caloiros de direito.
Certamente que a essas pessoas ninguem lhes explicou que há praxe e praxe e, se em 150 potenciais caloiros chegam 11 ao cortejo então a praxe não será do mesmo modo como será na referida privada. Por outro lado, entendo que o cortejo é para pretos brancos rastas,góticos praxistas e anti-praxe é para ESTUDANTES, e é assim que deve ser. Não vou agora aqui dizer que a praxe na Católica é ter 80% de presenças nas Festas no Via Rápida ou que as senhoras doutoras vou com uma malinha escondida debaixo do traje.
Para mim Palhaçada mesmo é a Católica da Foz ir com um carro e a Católica do São João ir com outro carro. Nesse sentido eu acho isso sim uma palhaçada, porque o cortejo não se representam cursos mas Faculdades e Universidades. Mas depreendo que elitistas e snobs não se queiram misturar com os restantes estudantes da Católica-Biotecnologia.
Já imaginaram Gestão ir num carro e Economia no outro? ia ser giro...
Por outro lado, e ainda segundo esta situação há outra situação que é de se falar: como se explica que na FDUP em 150 primeiro-anistas existam só 11 caloiros no cortejo? Explica-se por uma praxe que é discricionária, desmotivante e que mais parece o "Nunca digas Banzai" em que estão meia dúzia de extreminadores que eliminam caloiros em função da estupidez das actividades praxisticas e aqueles que conseguirem ser humilhados e espezinhados é que chegam ao prémio final que é tornarem-se os legitimos representantes e que, por sua vez, asseguram que a toinice e a malvadez vai continuar... felizmente na FEP não é assim!
Curtido mesmo foram os fitados e caloiros que não participaram nisto a fazer um cortejo dentro do próprio cortejo... riam-se eles eram mais do que os sobreviventes da praxe! Os olhares entre praxistas e não praxistas era quase do tipo tu n és dos meus por isso fuck off... isso é mesmo triste... afinal são todos alunos! quando era suposto as rivalidades começarem no mercado de trabalho afinal não... começa logo nas opções que cada um entende fazer e que quem faz a opinião contrária n reflecte e aceita..

Pública ou Privada?

Volvidos 4 anos posso dizer que foi uma boa escolha entrar na FEP. Quando andei no Ribadouro apesar de ser uma Secundária Privada existia uma coisa que era única: havia gente de todos os tipos, gente simples, ricos, pobres, com a pdm em alta, vaidosos, trabalhadores, betos, gunas, alternativos... era um verdadeiro "melting pot" onde todos eram diferentes e todos conviviam. Quando entrei na FEP pensei que isso nunca seria possivel, mas estava enganado, pois com tanta gente de fora da cidade e de outras vivências gente de outras escolas e tão diferentes umas das outras, que afinal, só podia dar numa mistura ainda maior. Isso é óptimo porque podemos entrar em contacto com diferentes realidades. No caso de eu ter entrado na Católica iria dar com uma... festas e mais festas ( ia ser altamente) pessoas bem encaminhadas na vida e sobretudo, pessoas elitistas e snobs.
Do ponto de vista da qualidade do curso, a flexibilidade com que se adapta o curso à realidade é muito superior na Católica, e por isso, mais actualizado e condizente com a realidade. É mais breve, com boa entrada no mercado de trabalho e as instalações são razoáveis e bem localizadas. Mas como não há bela sem senão neste caso há uma pilha deles... a começar pelo preço da aventura... mesmo com bolsa ( completamente injusta pois não existem bolsas com base nas notas no que toca à faculdade pública) a coisa iria ficar bem dispendiosa.. Depois existe a questão do grau de dificuldade e de esforço que exige. Às vezes pergunto-me... não terá a igreja católica necessidade de cobrar um dinheirinho extra pelo uso indevido do nome? é que se existe algum motivo religioso na instituição entao... de duas uma: ou é para obter o estatuto de semi-pública o que leva a crer que o lobby da igreja ainda existe camuflado, ou então as cruzes cristãs que estão nas paredes é para amenizar o maior local de profanadores por metro quadrado logo a seguir às buates e ao kekodromo..
De qualquer modo como ateu, eu não poderia vestir a mascara de hipócrita...
Pronto falando a sério, apesar de existir muitos professores pedantes no ensino na FEP e uma logistica coincidente com o Burkina Faso eu considero que ao preço que está fiz um bom negócio..

Tive uma experiência traumatizante no British Council no Breyner e depois na Foz. As pessoas só falavam inglês, incentivava-se o culto da lingua e da cultura inglesa como superior à nossa. As pessoas andavam todas de nariz empinado e muito individualistas, muito mesquinhas e pouco dadas a socializar. As raparigas enclausuravam-se nos recantos do recreio a mostrar as ultimas novidades da moda e a falar das saidas nocturnas e eles contentavam-se em dar um chutos na bola e a mostrar os relógios e as chaves das motas e dos carrinhos cagalhões ( os carros para dois que não precisam de carta e desculpem a expressao mas é mesmo o que parecem) e os convites para as festas...
Isto era no 12º ano... entao eu pensava se esta malta vai toda para a Católica estou feito! 3 ou 4 dessas pessoas a quem me refiro estão na FEP são quase todos do 3º ano e não se dão com o povo é o pessoal da primeira fila dos estudiosos... já estao a ver kem são? Exacto, são aqueles que se enganaram na faculdade...
Queima das Fitas? Ir ou não ir?
Ir sim claro... de preferÊncia ir em dias que não sejam da enchente... porque ai não é queima dos estudantes é queima dos não estudantes...
A queima é especial ou não acontecesse uma vez por ano.. todas as faculdades estão presentes e é tudo fantástico desde o espirito aos concertos, dos shots às fotografias... da pimba à house... toda a gente sabe do que eu falo.
Podia ser melhor, é um facto. A FAP podia encher os bolsos de um constuctor civil e de um patrocinador abonado que restaurasse o espaço e proporcionasse mais condições de higiene.
Por outro lado, a segurança deixa muito a desejar... todos nós já passamos sem ser revistados e, já vimos gente a fumar kilos de ganza e a sair de lá verdadeiramente ganzados! Depois existem barrakinhas e barrakonas existem pré fabricados de dois andares... verdadeiras tendas de campismo... por segurança podiam ser todas fornecidas por uma empresa subcontratada podendo obedecer a critérios minimos de segurança...
Vamos lá ver se chega alguem que rompe com o sistema e gasta o balurdio num cartaz aliciante e num espaço mais bem distribuido e com sitios para depositar o lixo se não for pedir muito...
Fora isso... podiam-se fazer duas queimas por ano... :) e já agora já que se fazem estações de metro pra estádios e aeroportos porque não fazer uma estação parke da cidade? lol

sexta-feira, maio 12, 2006

E ainda mais cortejo!

Fotos Cortejo FEP











quarta-feira, maio 10, 2006

Queima 2006















Com especial agradecimento à Magna :)

terça-feira, maio 09, 2006

Finalistas2006


É com o maior prazer que anuncio as mais belas finalistas de 2006!

segunda-feira, maio 08, 2006

A hora da Verdade

Koeman quer treinar Paços de Ferreira
"Com a equipa do Paços, teria sido mais facil jogar com o Barcelona"
Assediado pelo PSV e odiado pelo Benfica, Koeman prefere treinar o Paços de Ferreira. "O Paços de Ferreira juega muchissimo fuerte, ha sido mas facil jugar contra el Barça que contra Paços"
Koeman pretende assinar por cinco época mas o presidente do Paços prefere assinar apenas com a mulher do holandês. "É uma loura interessante, vai dar bom ambiente ao balneário". Sobre Koeman apenas vai dizendo que existe em aberto uma vaga para apanha bolas mas só pagamos o ordenado minimo.
Depois da derrota de ontem o Benfica está disposto a aumentar a quantia oferecida ao PSV, para que leve definitivamente Koeman do Benfica. Não está fácil, diz Luis Filipe Vieira: "Nós estamos a oferecer 10 milhoes de euros mais o Moretto e mesmo assim eles não querem levar o Koeman.
Se nem o Paços nem o PSV quiserem ficar com Koeman a soluçao pode passar pela ETAR de Sacavém ou pela co-incineradora de Estarreja.
Bolascomcreme

sábado, maio 06, 2006

BIC inaugurado


Novo edifício da Faculdade de EconomiaInês SchreckA Faculdade de Economia do Porto (FEP) inaugurou, ontem, um edifício, constituído por três blocos, destinado essencialmente aos cerca de 350 alunos de pós-graduações.
O director da instituição de ensino, José da Silva Costa, aproveitou a cerimónia para alertar a Reitoria da Universidade do Porto (UP) para a necessidade de "obras de requalificação urgentes no edifício principal". O novo espaço da FEP, que ocupa um edifício nas traseiras da faculdade abandonado há vários anos, foi projectado pelo arquitecto Camilo Cortesão e custou 1,37 milhões de euros.
O investimento foi financiado na totalidade pela Universidade do Porto.Para além de um auditório com capacidade para 70 pessoas conta com 17 novas salas de aulas, um bar, várias salas de trabalho e gabinetes administrativos.
"O edifício principal, que se encontra em vias de classificação, foi projectado e construído para uma faculdade com menos alunos. Não estava preparado para as mudanças que ocorreram", referiu José da Silva Costa, realçando que as novas instalações vão permitir melhores condições de trabalho ao corpo docente, actualmente constituído por 150 professores.
Zé costoleta... só não há dinheiro pra mudares as saboneteiras e mudares as cadeiras slalom... já para não falar dos espaçosos anfitiatros em que teres uma cadeira não partida e uma mesa na frente é um verdadeiro euromilhões.
Zé sabias que o febreeze tira o cheiro a mofo? Podias comprar um pack de 12 para o salão nobre e colocares luzes para não ficarmos com dores de cabeça só de lá estar...
Ah não me podia esquecer.. em vez de fazeres obras na associação e na secretaria FAZ OBRAS NOS ANFITEATROS A CAIREM DE PODRES ... afinal quem paga somos nós

quinta-feira, maio 04, 2006

Estreias da Semana

Poemas Alentejanos

Subi a um eucaliptre
Com o tê retrato na mão
Desencalipetrê-me lá de cima
Malhê com os cornos no chão!!

AtirÊ um limão rolando
A tua porta parou
Depois fiquei pensando...
Será que o cabrão se cansou?

Perdi a minha caneta
Lá prós lados da várzea
Se lá fores e a vires..
Trázea!!

terça-feira, maio 02, 2006

Cartoon

segunda-feira, maio 01, 2006

Conversas de Café


Antes de mais digo já os dias em que vou à queima que assim não me perguntam 2.456.201 vezes vou no Domingo ver Expensive Soul e GNR, vou na terça porque toda a gente vai e como toda a gente vai e como eu não tenho vontade própria vou na terça também. Vou na Quarta pra ver Jorge Palma pk estou curioso em ouvir algumas músicas que já ouvi e quero conhecer melhor os álbuns. Tambem quero ver Blind Zero, conheço muito mal esta banda e algumas músicas parecem me fixes e assim junto o útil ao agradável.
Finalmente, quero ouvir Gift porque nunca é demais ouvir uma banda espectacular... claro que não vou ouvir Da Weasel eles não gostam do Porto e não cantam músicas conhecidas... E todos perguntam: e acaba a queima? N sei... por mim acaba, mas como eu gosto muito de secar nas filas do Quimódromo estou mesmo a ver-me a ir comprar bilhetes para a noite de Sexta...
Nas conversas de café hoje vou falar do Iraque, todos os dias assistimos a uma guerra civil entre forças ocupantes e forças terroristas, e que futuro para isto?
Na minha opinião um novo governo com poderes reforçados e sufragado pelo voto popular vai conseguir amenizar esta onda de violência mas certamente não resolverá.
Existem diversas condicionantes: os paises vizinhos que são opressores da liberdade civica e que pretendem um Médio Oriente retrogado e fechado junto de tradições enviesadas que oprimem os povos. Entres estes paises estão a Siria e o Irão que financiam grupos terroristas para causar o pânico e impedir a reconstrucção e o progresso no Iraque. Por outro lado, o facto de a força de manutenção de paz não ser representativa da comunidade Internacional e ser apenas o conluio de forças de um grupo de aliados liderados por um pais que não obedece à convenção de Genebra (crimes militares) e à convenção de Haia ( TPI), tudo isso leva a que as forças no terreno sejam vistas como invasoras e desrespeitadoras da soberania iraquiana.
A solução para este imbroglio, passa por esperar dois longos anos, altura na qual termina o mandato de Bush, e esperando-se que seja um democrata eleito, este retire as forças americanas e mandate a ONU de elaborar um plano de manutenção de paz.
Até lá, esperemos que as condições de vida do povo iraquiano melhorem e que a violência vá diminuindo, e que, por outro lado, as forças iraquianas sejam apetrechadas de meios e de conhecimentos para serem capazes de assegurar uma tranferência pacifica do poder.