THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

domingo, julho 23, 2006

Pernas para que te quero


Quando eramos mais jovens, todos nós estudamos ainda que sintetizadamente, a Sociedade das Nações (SDN) que terminou após a 1º GM pois era uma organização fantoche das vontades das principais potências da região. Quando se fundou a ONU, era suposto não serem cometidos os mesmos erros da sua antecessora. Mas a perda de influência da ONU é mais que óbvia.
Este conflito tem-se arrastado anos a fio. Ao longo dos anos a ONU não tem sabido gerir as escaramuças dos conflitos israelo-árabes e, como resultado, morrem civis inocentes os terroristas continuam impunes e os povos do mundo civilizado pagam a factura nas bombas de gasolina, nos supermercados etc..
A razão pela qual a ONU não consegue intervir aqui, como no Iraque é que interesses maiores se sobrepõem à defesa da paz e da estabilidade. No caso do Iraque como costumo dizer, cheira a petróleo; neste caso cheira mesmo é a quantias avultadas de dinheiro para financiar armamento não só de Israel mas também de alguns paises àrabes. E como os katiushas e os tanques não são nada baratos e como se vão gastando esfregam-se as mãos quando está na hora de repor stocks.
Este conflito é surreal: De um lado o Libano, que não é mais que uma extensão da Síria, um Estado que tem pouco de Democrático, não respeita os direitos e as liberdades individuais e que se suspeita de albergar células terroristas. Estado este que financia estes mesmos grupos terroristas. Então pk não entram os EUA aqui? Talvez a resposta seja "do mal o menos" a entrada num território destes seria relativamente célere, mas depois coloca-se a velha questão do sitio sem rei nem roque ou seja, quem governa um pais onde não existem estruturas democráticas que se auto-estimulem? O exemplo do Iraque é por demais evidente.
Voltando ao Libano, esta faixa costeira foi, até 1920 um protectorado Francês ( nome bonito para colonização e xulanço), o território adoptou uma bandeira tricolor em homenagem à França, essa bandeira, estabelecida na constituição de 1943, simbolizava a divisão de poder entre sectores católicos e muçulmanos. No centro da bandeira encontramos um pinheiro que, segundo a biblia é o simbolo da esperança paz e eternidade (in Yahoo.om)
Este pequeno território é uma terra de ninguém, isto pk o poder democrático não possui força suficiente para desarmar milicias terroristas como a já conhecida hezbollah que governa uma região dentro de um pais. Como tal, sendo um movimento terrorista, quando este se porta mal, quem paga é todo o pais libanês, dai que não seja poupado todo o território.
Na minha opinião Israel está a cometer um erro colossal: é que se por um lado, vai limpar a implantação do Hezbollah a Sul, o povo libanês vai se colocar ao lado de quem os supostamente defende a si e à sua terra. Dai que, no fim do conflito, iremos assistir a um aumento do poder deste grupo que até já possui representação no parlamento, e quem sabe, na pior das hipóteses assumir o poder como os terroristas da Palestina conseguiram.
Israel, bem mais conhecido por infortúnios que a história não apagará, nasce nasce após uma reunião Assembleia Geral da ONU realizada em 29 de Novembro de 1947 se decidiu pela divisão da região histórica Palestina em dois estados, um judeu e outro árabe que deveriam formar uma união económica e aduaneira. A situação gerou rebeliões por toda terra que logo eclodiram na chamada Guerra da Independência.
E assim tem sido até aos dias de hoje. Se pensarmos que Israel são 2/3 do Alentejo, então logo percebemos que um ataque de qualquer pais em redor afecta desde logo este pais. Como está literalmente rodeado de inimigos, armou-se até aos dentes, e claro que a qualquer jogada em falso entram logo com tudo. Este desequilibrio de forças foi sendo permitido pelos paises ocidentais que como estes foram vitimas do holocausto trataram de dar todas as condições para terem o que deviam e o que não deviam. As condições em que Israel deixa viver os palestinianos são miseráveis impondo-lhes restrições para tudo.
Por isso, e concluindo este pensamento, acho que só uma entendidade independente e global que deveria ser a ONU, é que poderia, através de uma força multinacional, impor a colocação de militares nas zonas de conflito e ao mesmo tempo, intermediar negociações entre as partes mas também envolvendo os paises vizinhos e resolvendo problemas como a elimininação de milicias, de colonatos de barreiras fisicas e de outros constrangimentos. Claro que o pais que fosse apanhado a financiar armamento deveria sofrer sanções capazes de afugentar os prevaricadores.
A sensação que fica disto tudo é que os grandes culpados não são os envolvidos mas antes os paises que após a 2GM e o processo de descolonização "andaram" de regúa e esquadro a dividir o mapa como que de o jogo se tratasse. Em paises pobres como Moçambique e Angola gerou guerras civis, aqui o que muda é que estamos perante uma guerra religiosa, de crenças entre um pais rico e um pais pobre.

sexta-feira, julho 21, 2006

Liberdade

Ai que prazer
Não cumprir um dever,
Ter um livro para ler
E não o fazer!

Ler é maçada,
Estudar é nada.
O sol doira
Sem literarura.

O rio corre, bem ou mal,
Sem edição original.
E a brisa, essa,
De tão naturalmente matinal,

Como tem tempo não tem pressa...
Livros são papéis pintados com tinta.

Estudar é uma coisa em que está indistinta
A distinção entre nada e coisa nenhuma.

Quanto é melhor, quando há bruma,
Esperar por D. Sebastião,
Quer venha ou não!

Grande é a poesia, a bondade e as danças...
mas o melhor do mundo são as crianças,
Flores, música, o luare, e o sol, que peca
Só quando, em vez de criar, seca.

E mais do que isto
É Jesus Cristo
Que não sabia nada de finanças
nem consta que tivesse biblioteca...

Fernando Pessoa

Precisa-se


M A R

"Mar, metade da minha alma é feita de maresia
Pois é pela mesma inquietação e nostalgia,
Que há no vasto clamor da maré cheia,
Que nunca nenhum bem me satisfez.
E é porque as tuas ondas desfeitas pela areia
Mais fortes se levantam outra vez,
Que após cada queda caminho para a vida,
Por uma nova ilusão entontecida.

E se vou dizendo aos astros o meu mal
É porque também tu revoltado e teatral
Fazes soar a tua dor pelas alturas.
E se antes de tudo odeio e fujo
O que é impuro, profano e sujo,
É só porque as tuas ondas são puras."
Sophia Mello Breyner

sábado, julho 08, 2006

Fechados para balanço

O mundial terminou e a festa está acabar... amanhã logo se verá quem será o campeão embora eu axo k nenhum dos dois o mereça... a Itália foi levada ao colo frente à Austrália e frente aos states que muito bem jogaram com menos um! Quanto aos franceses, foi com uma maozinha dos suissos que conseguiram chegar aos oitavos..
Mas vamos ao que interessa... Parabéns Portugal!
Se não sabem então ficam a saber... eu não gosto do Scolari mas não é por isso que lhe retiro o mérito de conseguir manter um grupo unido e coeso bem como foi positivo a voz de comando que se lhe viu nos jogos decisivos.
Porém, há responsabilidades a assacar porque existem e ficaram bem a descoberto à medida que a selecção foi perdendo frescura e criatividade. A primeira chama-se Quaresma. Não posso entender como ele convoca o Hugo Viana que foi quase sempre suplente no Valencia e que pouco mostrou neste mundial. Mas há outro rapaz esquecido ali pelo banco que nem se deu por ele: é o Luís Boa morte! Alguem o viu? eu nao! Eu axo-o um grande jogador! E se o treinador os tem no sitio colocava o Boa Morte e o Nuno Gomes porque honestamente estou farto das fintas do Ronaldo que hoje quase nos custaram um golo. O Ronaldo faz me lembrar o Capucho há uns anos... chamavam lhe guloso e axo isso no Ronaldo quer fazer tudo ele... e raramente corre bem...
Outro caso inacreditável é o do Pauleta... se o homem não está bem coloca-se o Postiga???? É ser crente!!!! O Nuno Gomes tem tanta tradiçao na selecção... nunca mais me vou esquecer do golo frente à Espanha que nos livrou da humilhação no Euro2004... sim pk ninguem se lembra que para alem de perdermos duas vezes com a grécia passamos a fase de grupos à rasca.
É fantástico pensar nos jogos que Ricardo Carvalho e Maniche fizeram... foi bestial... nem aquele penalty da França retira o brilho... O Maniche fez aquilo que de melhor sabe fazer... E claro o Figo esteve muito bem, talvez porque sentiu que era a última oportunidade e mostrou que como diz o Domenech : Os velhos ainda sabem..
O Miguel esteve muito bem.. teve momentos fantásticos foi muito importante para a equipa.
Outra coisa que não posso deixar passar é ter convocado Costinha. Ele é um optimo jogador e jogou bem dentro das limitações fisicas. O problema é que quando o power acabava recorria-se á canelada ou à maozinha na bola... O Tiago poderia ter sido mais utilizado.
Depois de tudo axo que Portugal foi uma equipa muito faltosa, defensiva mas isso é por força da qualidade dos nossos pontas de lança que realmente não condizem com o resto da equipa. Axo que Scolari enbandeirou em arco depois da Inglaterra... Ja sentia isso, parecia um deja vu do Euro 2004... a vitória foi tºao suada que parecia uma verdadeira final, mas de facto não era.
Como disse o Presidente da FIFA se Portugal tivesse jogado com alma e coração teria estado na final.. paciência... ficou a satisfação de alguns jogadores Portugueses em grande nivel. Agora uns vão arrumar e outros irão entrar... axo que Scolari devia sair. O valor que recebe a não ser que seja pela via dos patrocinios é um gozo uma vergonha para um pais pobre como o nosso. Não é possivel entender que o treinador ganhe mais 30 vezes que o primeiro ministro. Mas sobretudo pk entendo que temos bons treinadores Portugueses, Manuel José, Jesualdo, Carlos Queiroz, Jaime Pacheco, Agostinho Oliveira entre outros.






domingo, julho 02, 2006

Ajuda o Ronaldo!





Pois é o campeonato aproxima-se do fim e está ai uma grande votação para o melhor jogador do Mundial.. Ronaldo vai em segundo com 134000 votos e precisa de mais 34ooo votos para chegar ao primeiro lugar!

Vamos todos ao site http://fifaworldcup.yahoo.com/06/en/w/bypa/index.html e votar pra fazermos a dobradinha!