THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Reformas

reformar: restaurar; reconstituir; corrigir-se

Nos tempos que correm, a palavra reforma é quase banal. O poder politico reforma isto, aquilo; os jornalistas referem-se às reformas que são necessárias e que estão em decurso, mas afinal, o acto de reformar entende-se de que maneira? Em que contexto?

Quando elegemos um conjunto de pessoas, dizemos sempre que vamos votar nelas porque prometem reformas na saúde, na educação etc etc. Mas, do meu ponto de vista, não é isso que se está a suceder. Eu não vejo nenhuma reconstituição do modelo educativo português, não vejo significativas reformas administrativas e igualmente, não observo quaisquer movimentos de restauração de serviços de saúde.
Ou será que corrigir significa fechar, agrupar?
Para os governantes sim, completamente. A tão propagada redução do défice público, ou seja equilibrio de receitas face a despesas, está a ser resultado de dois movimentos: Por um lado, aumento da receita nos impostos indirectos, que como costuma dizer o professor de Fiscalidade "é a anestesia tributária, os cidadãos não se apercebem desses aumentos". De facto se, por exemplo,o ISP- Imposto combustiveis aumentar, nós inconscientemente pensamos que a tensão no Médio Oriente aumentou subindo o preço do crude. Mas de facto é tensão do "polvo centralista" do Terreiro do Paço.

Por outro lado, do lado da despesa, ela de facto desce devido a cortes nas verbas sociais em abonos, bolsas de estudo, subsidios de desemprego etc... desce igualmente pelo desinvestimento público notório por esse Portugal fora e, sobretudo pelos cortes nas admissões nos quadros públicos, que insistem em deixar diplomados na precariedade a troco do amaldiçoado défice.
A isto tudo junte-se uns quantos fechos de maternidades, umas escolas e umas urgências, e o resultado está à vista: perda da qualidade de vida de praticamente todos os distritos e até dos concelhos limitrofes das AM, como Santo Tirso ou Espinho que ficam mais dependentes em termos educativos e de cuidados de saúde das principais cidades.

Aquilo que aparentemente se poupa agora, vai se pagar a médio prazo. A desertificação do interior terá como consequências terrenos agricolas e florestais votados ao abandono, facturas pesadissimas de manutenção das insfra-estruturas básicas que vão ser utilizadas por cada vez menos pessoas, e falta de actividade económica, social e cultural. Ao invés no litoral, temos acessos em cima de acessos, duplicação de serviços: desorganização urbana

.
Isto suscita a questão da regionalização, porque está por demais evidente que o poder legislativo e executivo longe das populações é sinónimo de desleixo e incúria social. Vejamos os dois casos de regionalização actuais em Portugal: Açores e Madeira. Ambos possuem um governo regional com poder decisório e governos autónomos, que resolvem e actuam com muito mais celeridade e atenção junto dos problemas das populações. O caso da Madeira é significativo: apesar da falta de respeito e das atitudes corrosivas da convivência democrática, no campo da execução pode dizer-se que o governo regional é uma mais valia no direccionamento da economia, do turismo e das questões sociais. O poder reivindicativo de uma região é superior ao de uma àrea metropolitana, é revestido de autoridade democrática, e dai advêm mais beneficios e contrapartidas.

A regionalização pode ser desvirtuada claro, apartir do momento em que deixar de ser transparente, e for alimentada por interesses manietando a intervenção social, e a opinião popular ( do género n posso contestar porque a Governo Regional é o maior empregador..)

.
Concluindo: reformar é reformular, adaptar os organismos públicos à mobilidade social e, sobretudo reformar é ser pró activo incentivando correcções o bom desempenho, eliminando o acessório.

sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Air - All I need



Versão self made home: não resisti e coloquei dois :)

NeptuneIndustrie

youtube.com

Lost in Translation Music Video



Air e Scarlett Johansson, mistura fina portanto..

Dedicada a Catarina que está prestes a fazer anos :)

quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Curto e Grosso

Angelina Jolie: " Se penso na morte mais do que a maioria das pessoas é porque dou mais valor à vida do que elas."



Boaventura Sousa Santos - sociólogo : "Portugal passa por um periodo muito duro, marcado pela destruição do Serviço Nacional de Saúde."

terça-feira, fevereiro 20, 2007

FANTASPORTO 2007 résumee








21.15h - SESSÃO OFICIAL DE ABERTURA
EL LABERINTO DEL FAUNO (Mex - Esp - EUA/Mex - Spa - USA) de Guillermo del Toro (SO Cin Fan) - v. o. leg. port.
Este filme foi apresentado na Selecção Oficial do Festival de Cannes 2006 e é o representante da Espanha nos Globos de Ouro. Alice do País das Maravilhas encontra a depressão pós -guerra civil espanhola, no estilo muito próprio do realizador de Cronos e Hellboy, Guillermo del Toro.

Antecedido por…
O JARDIM DAS DELÍCIAS DA QUÍMICA (Por) de Jorge Sá
Existe um espaço de flores onde monstros e anjos se encontram. Existe um momento em que os anjos fascinados pela magia dos monstros se deixam enfeitiçar e são destruídos na sua inocência. Este filme é o momento em que a inocência é contaminada pelo pesadelo e um anjo é tornado um monstro.

23.30h - SUICÍDIO ENCOMENDADO (Por) de Artur Serra Araújo (SO Sem Real) - v.o. port. leg. ingl.
Humor negro num road movie para a morte. Luis Tinoco é um homem com um passado atribulado que perde o amor da sua vida e, com ele, a vontade de viver. Uma realização enérgica e excelentes interpretações de João Fino e José Wallenstein num filme pleno de momentos inesperados e divertidos.

01.30h - SLITHER (Can - EUA/Can - USA) de James Gunn (SO Cin Fan)
Da mente retorcida do argumentista do remake de Dawn of the Dead, James Gunn, chega-nos uma deliciosa e demente comédia de horror sobre um Diabo sem nome que vive numa cidade pequena.

Sábado, 24 de Fevereiro

15.00h - RENAISSANCE (Fra - GB - Lux/Fra - UK - Lux) de Christian Volkman (SO Cin Fan) v.o. leg. port.
Prémio Melhor Longa-Metragem do Festival Internacional de Cinema da Animação de Annecy 2006. A cidade de Paris de 2054 é um labirinto onde todos os movimentos são monitorizados e gravados. Avalon é uma companhia que vende sonhos, desejos, juventude e beleza. Estetizante, este é um "filme de acção melancólico que dá nova vida ao thriller.

17.00h - KOMMA (Bel - Fra) de Martine Doyen (SO Sem Real) v.o. leg. ingl.
Semana da Crítica do Festival de Cinema de Cannes 2006. Peter de Wit, um homem com cinquenta e poucos anos, acorda a meio da noite numa morgue com outro corpo por companhia. Como é que lá foi parar? Decide assumir a identidade do outro corpo, tentando viver uma vida que não é a sua.

19.00h - LA HORA FRIA (Esp/Spa) de Elio Quiroga (SO Cin Fan) v.o. leg. ingl.
Ficção científica espanhola do realizador de Fotos e da premiada curta-metragem Home Delivery. Um grupo de oito pessoas vive isolado em instalações subterrâneas. Não podem abandonar o complexo e vivem num permanente estado de vigilância.

21.15h - TIME (Cor Sul/South Kor) de Kim Ki-Duk (SO Sem Real) v.o. leg. ingl
O realizador de The Isle, Samaritan Girl ou The Bow, o sul coreano Kim Ki-Duk filma o desejo de superar a passagem do tempo. Um jovem casal está profundamente apaixonado. Mas ela sabe que este amor não durará muito. Mais um filme memorável vindo do mestre coreano.

23.15h - THE HOST (Cor Sul/South Kor) de Bong Joon-Ho (SO Cin Fan) - v.o. leg. ingl.
Nas margens do rio Han saiu uma criatura horrenda, com um apetite voraz. Foi seleccionado para a Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes 2006 e logo se tornou num dos filmes mais falados e um enorme êxito de bilheteira do novo cinema coreano. Um filme de montros como nunca antes se fez, disse a revista Variety. Horror e humor à mistura.

Antecedido por…
THE FAERIES OF BLACKHEAT WOODS (Irl/Ire) de Ciaran Foy (SO Cine Fan cm) - v.o. ingl.
Algo de peculiar aconteceu naquele dia… A curiosa Melissa foi encantada por verdadeiras fadas. Ignorando os avisos da mãe, Melissa segue as fadas até à floresta de Blackheath.

01.30h - THE WOODS (EUA/USA) de Lucky McKee (SO Cine Fan) v. o. leg. ingl.
O realizador Lucky McKee pode já ser considerado como um dos mestres do terror actual. O filme conta a história inquietante de uma adolescente que se vê encurralada num internato feminino. Com Bruce The Evil Dead Campbell e Patricia Clarkson, nomeada para um Oscar de actriz secundária no filme Pieces of April -Pedaços de uma Vida (2003).

Domingo, 25 de Fevereiro

15.00h - AUSENTES (Esp/Spa) de Daniel Calparsoro (SO Cin Fan) - v.o leg ingl.
Um fabuloso thriller psicológico realizado por Daniel Calparsoro. Para deixar o passado para trás, Julia, Samuel e os seus dois filhos mudam-se para um luxuoso condomínio fechado. Contudo, a comunidade irradia algo misterioso - a total ausência de pessoas. Com Ariadna Gil (Belle Epoque) e Jordi Mollá (Bad Boys II)

Antecedido por…
THE SHADOW WITHIN (Ita) de Silvana Zancolò (SO Cin Fan cm) - v.o. ingl.
Este filme representa uma luta entre as sombras e a luz… No quarto de Maurice vive a sombra de Jacques, muitas vezes escondida pela sombra de uma árvore que está por trás do vidro, por outras sombras na parede, por zonas negras e por espelhos.

17.00h - HISTORIAS DEL DESENCANTO (Mex) de Alejandro Valle (SO Sem Real) v.o. leg. ingl.
ATENÇÃO: CONTÉM CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES
Cinema mexicano da melhor qualidade, com uma estética próxima do surrealismo avant-garde dos anos 20, num tom provocador e cru. Três personagens encontram-se para viverem uma história de amor. Mas uma delas tem asas de morcego e pertence a um fantasma.

19.15h - THE RED COCKATOO (Ale/Ger) de Dominik Graf (SO Sem Real) v. o. leg. ingl.
Selecção Oficial do Festival de Cinema de Berlim 2006. Dos produtores de Good Bye, Lenin e Corre, Lola, Corre. Em The Red Cockatoo andamos para trás no tempo, e assistimos aos dias de ditadura que antecederam a separação da Alemanha. Mais uma obra-prima de Dominik Graf com uma tocante história de amor à mistura.

21.30h - ISABELLA (Hong Kong - Chi) de Ho Cheung Pang (SO Sem Rea/SO Ori Exp) v.o. leg. ingl
Urso de Prata em Berlim 2006 para Melhor Banda Sonora que integra um fado de Mariza. Macau. O fim do Império Português. Dias antes da passagem do território para a China. Nesses dias conturbados, Shing, um polícia boémio e corrupto, vive o Verão mais quente da sua vida. Suspenso por suspeita de tráfico, esbarra com o seu passado: uma antiga namorada, atormenta-lhe a memória com remorsos. E num bar conhece uma jovem prostituta que lhe estraga os planos de uma noite animada.

23.30h - SEVERANCE (GB/UK) de Christopher Smith (SO Cin Fan) v.o. leg port.
Dentro do tradicional humor britânico, o filme entra na linha do melhor terror gore mas também num nonsense sempre inteligente e hilariante. Que acontece quando uma multinacional de armas decide recompensar os trabalhadores com um fim de semana radical nas montanhas do leste da Europa?

Antecedido por…
HAPPY BIRTHDAY 2 YOU (Esp/Spa) de David Alcalde - v.o. leg. ingl.
Prémio Melhor Curta-metragem do Festival de Cinema de Horror de Los Angeles, Screamfest 2006. Clara vai descobrir um segredo negro quando tenta ajudar um miúdo que ela acha estar a ser vítima de abusos por parte dos pais. Mas, ninguém, nem Clara, deseja estar nesta história de assassinos, gatos e presentes de anos.

Segunda-feira, 26 de Fevereiro

15.00h - THE BEAUTIFUL BEAST (Can) de Karim Hussain (SO Cin Fan) v.o. leg ingl.
Um poderoso estudo sobre o conflito existente entre a beleza e a fealdade, amor e ódio.
Baseado no livro homónimo de Marie-Claire Blais, La Belle Bête conta a história de horror de uma família que se desmorona num turbilhão mortal. O fabuloso regresso do canadiano Karim Hussain.

Antecedido por…
VILLAINS (Irl/Ire) de Tom Cosgrove (SO Cin Fan cm) v.o. ingl.
Em 1763, um malvado proprietário de terras tenta herdar o estado de Roterdão de forma diabólica. Os seus horrorosos crimes são testemunhados por forças sobrenaturais que, eventualmente, se vão vingar dele.

17.15h - PURE HEARTS (Din/Den) de Kenneth Kainz (SO Sem Real) v.o. leg ingl.
Para Kriss, o mundo divide-se em bem e mal. Kriss e o seu amigo Willy, tal como ele doente mental, passam os dias a ver sempre o mesmo filme no lar psiquiátrico onde estão internados, e com a permissão dos médicos. Para Kriss o filme é uma bíblia. Um dia, depois de uma violenta discussão com outros pacientes, os médicos retiram-lhes o privilégio de ver o filme. Kriss fica profundamente frustrado, até que descobre que Linda, a heroína do filme, existe na vida real

19.00h - THE LIVING AND THE DEAD (GB/UK) de Simon Rumley (SO Cin Fan) v.o. ingl.
O pior horror é aquele que vivemos no dia-a-dia. O casal Brocklebank vive numa magnífica mas decrépita mansão. Para pagar uma operação de que a mulher precisa, o pai tem de viajar por uns dias. E o filho que tem problemas mentais, vai tomar conta da casa. Um dos mais arrepiantes filmes do ano.

Antecedido por…
THE HANDYMAN (GB/UK) de Simon Rumley (SO Cin Fan cm) v.o. ingl.
Prémio Melhor Curta-metragem do Festival Internacional de Cinema da Catalunha - Sitges 2006. A actriz italiana, Greta Scacchi (A Versão Browning, 1994) é Julia Parchant
uma mulher que vive sozinha numa quinta isolada. Incapaz de tomar conta de tudo sozinha, contrata forasteiros que passam por ali. À medida que o Natal se aproxima, a relação entre os dois chega a uma encruzilhada, amor ou ódio!

21.30h - SKETCHES OF FRANK GEHRY (Ale - EUA/Ger - USA) de Sydney Pollack (SO Sem Real) v.o. ingl.
O realizador de filmes como África Minha (1985), Sydney Pollack, aventura-se pela primeira vez no documentário, apresentando uma biografia de Frank Gehry. Assistimos à explicação dos processos de criação de edifícios como o Museu Guggenheim em Bilbau, Espanha. Um dos mais fascinantes documentários do ano.

23.15h - THE BOTHERSOME MAN (Nor) de Jens Lien (SO Cin Fan) v.o. leg. ingl.
Premiado na Semana da Crítica do Festival Internacional de Cinema de Cannes 2006,
o excelente filme de Jens Lien é uma parábola inteligente e dramática à descoberta dos maiores problemas da sociedade moderna - a obrigação da padronização, a negação da originalidade, a vigilância sobre os cidadãos. Sem memória do passado, Andreas é levado para uma cidade onde lhe dão um trabalho, uma casa e um esposa.

Antecedido por…
FINKLE'S ODYSSEY (GB/UK) de Barney Clay (SO Cin Fan cm) v.o. ingl.
Finkle é um jovem escritor sem inspiração. A sua concentração é constantemente desviada para um buraco que recentemente apareceu no seu tecto e segrega um sorriso pertrubante. Finkle conhece um misterioso vendedor chamado Swallows que lhe vende uma mala com uns tubos cheios de ideias. Mas, parece que cada uma daquelas ideias é um mito vivo e microscópico.

Terça-feira, 27 de Fevereiro

15.00h - JADE WARRIOR (Fin - Hol - Est - Chi/Fin - Neth - Est - Chi) de Antti-Jussi Annila (SO Cin Fan) v.o. leg ingl.
O primeiro filme de artes marciais feito na Finlândia combina as mitologias finlandesa e chinesa. Há milhares de anos, na China antiga, um guerreiro apaixonado luta contra o seu destino e por uma segunda oportunidade com a amada.

17.00h - TO SIR WITH, LOVE (Cor Sul/South Kor) de Lim Dae-woong (SO Ori Exp) v.o. leg. ingl.
As nossas vidas podem ser profundamente afectadas por pequenos acontecimentos que, não raras vezes, menosprezamos. A sra Park, uma professora reformada e presa a uma cadeira de rodas, e a sua antiga aluna, Mi-ja, vivem juntas numa remota quinta junto ao mar.

19.00h - MAY GOD BLESS AMERICA (Can) de Robert Morin (SO Sem Rea) v.o leg. ingl.
A 11 de Setembro de 2001, num subúrbio de Montréal, um homem acusado de ser um predador sexual e que acaba de ser libertado da prisão, regressa a casa. Nem todo o globo estava atento aos atentados terroristas que abalaram os Estados Unidos da América. Um microcosmo simbólico do mundo ocidental e um excelente exemplo do moderno cinema canadiano.

21.15h - THE PROMISE (Chi - HK - Jap - Cor Sul/ Chi - HK - Jap - South Kor) de Chen Kaigé (SO Cin Fan/SO Ori Exp) v.o. leg port.
Presente no Festival de Berlin 2006 este é o regresso do realizador de Farewell, My Concubine, que foi Palma de Ouro do Festival de Cannes em 1993. Uma jovem quebra uma promessa feita num campo de batalha ao filho de um general. Quando lhe aparece a deusa Manshen, ela vai aceitar perder trocar o amor.

23.30h - TAXIDERMIA (Hun - Aus - Fra) de Gyorgy Pálfi (SO Cin Fan) v.o. leg. ingl.
Filme sensação do ultimo Festival de Cannes. Três gerações de uma família num filme truculento, exagerado, fascinante, por vezes incomodativo, afinal uma sátira feroz à Hungria e à sua História. O soldado Vendel desenvolve técnicas mirabolantes de masturbação, o filho come e o filho deste é taxidermista.

Antecedido por…
RABBIT (GB/UK) de Run Wrake (SO Cin Fan cm) v.o.ingl
Uma selecção dos panfletos educacionais dos anos 50 do século passado são ingredientes para uma conto de fadas para adultos. Quando eram novos, a sua mensagem era muito útil para as crianças. Contudo, tal como nós, eles cresceram e, agora, têm um sentido bem mais complexo. Quando um rapaz e uma rapariga encontram um génio no estômago de um coelho, as suas habilidades tornam-nos ricos, mas por quanto tempo?

Quarta-feira, 28 de Fevereiro

15.00h - UN FRANCO, 14 PESETAS (Esp/Spa) de Carlos Iglesias (SO Sem Real)
A emigração focada de uma maneira bem disposta, num filme que combina a comédia com a crítica social. Estamos em 1960, na Espanha do general Franco. Dois amigos, Martin e Marcos, decidem procurar trabalho na Suiça. Filme baseado numa história real, recebeu vários prémios no Festival Internacional de Cinema de Málaga 2006.

17.00h - BATTLE IN HEAVEN (Mex - Ale - Hol - Esp/Mex - Ger - Neth - Spa) de Carlos Reygada (SO Sem Real) v.o. leg. ingl.
ATENÇÃO: CONTÉM CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES
Selecção Oficial Festival de Cannes 2006. O multipremiado mexicano Carlos Reygadas escreveu e realizou uma história crua de amor e dependência na cidade do México, conhecida pela sua dualidade de culturas e estratos sociais. No filme, o realizador leva o experimentalismo de Japón (2002) ainda mais longe, atraído pelos contrastes, o belo e o feio, o pobre e o rico.

19.00h - THE HORROR BUS (Hol/Neth) de Pieter Kuipjers (SO Cin Fan) v.o. leg. ingl.
Vencedor do Prémio de Melhor Realizador da Semana dos Realizadores do Fantasporto 2006, com Offscreen, Peter Kuipjers conta agora uma não muito inocente história de fantasmas sobre uma viagem de estudo que acaba muito mal. Excelentes e muito assustadores efeitos especiais e, ainda, uma clara advertência aos pais e também alunos que gostam de intimidar os colegas.

21.15h - REQUIEM (Ale/Ger) de Hans-Christian Schmid (SO Sem Real) v.o.leg. ingl.
O multipremiado Requiem lança um olhar sobre a vida de uma jovem dividida entre a família e a fé. O filme é inspirado numa história real. Prémio FIPRESCI do Festival de Cinema de Berlim 2006, Melhor Filme Sitges 2006. Ganhou ainda os prémios principais do ano do Cinema Alemão, nomeadamente, Melhor Filme, Actriz Principal (Sandra Huller) e Actriz Secundária (Imogen Kogge).

23.15h - RE-CYCLE (Tai - Hong Kong - Chi/Thai - Hong Kong - Chi) de Danny & Oxide Pang (SO Cin Fan) v.o.leg. ingl.
Selecção Oficial Un Certain Regard, Festival de Cannes 2006, vindo dos irmãos Pang, criadores de The Eye de 2002, horror num registo bem diferente do usado no cinema europeu ou americano. Depois de escrever alguns capítulos, uma escritora tem de parar. Estranhos acontecimentos começam a suceder-se, como se as páginas que rejeitou, ganhassem vida. Um dos mais surpreendentes e originais filmes fantásticos do ano.

Antecedido por…
THE LISTENING DEAD (EUA/USA) de Phil Mucci (SO Cin Fan cm) v.o. ingl.
A canção Ascencion dos Dead Can Dance serve de banda sonora para este conto de fadas gótico. Um compositor obcecado, Nigel, e a sua submissa mulher, Karen, são assombrados pelo espírito de uma jovem e misteriosa mulher. Uma noite, sentindo-se ignorada e rejeitada pelo marido, Karen sem querer amaldiçoa Nigel. Ao fazê-lo, ela invoca o fantasma da bonita jovem que vai roubar Nigel para sempre!

Quinta-feira, 1 de Março

15.00h - PAPRIKA (Jap) de Satoshi Kon (SO Cin Fan/SO Ori Exp) v.o. leg. ingl
Selecção Oficial do Festival Internacional de Cinema de Veneza 2006. O japonês Satoshi Kon, conhecido realizador de Perfect Blue (1997), e a Mad House, produtora de filmes de animação como The Animatrix (2003), adaptaram para Animé (cinema de animação japonês) um romance de ficção científica de Yasutaka Tsuitui, considerado um mestre no género. Um novo aparelho de psicoterapia, o DC Mini, acaba de ser inventado no Japão. Um detective dos sonhos pode, com recurso ao dispositivo, entrar nos sonhos das pessoas e explorar o inconsciente.

17.00h - THE SECRET LIFE OF HAPPY PEOPLE (Can) de Stéphane Lapointe (SO Sem Real) v.o. leg. ingl.
Este filme estabelece as regras para ser feliz: estar apaixonado, ter a família unida, verdadeiros amigos, algum dinheiro e, acima de tudo, saber mentir! Thomas conhece Audrey, uma jovem bela e intrigante. Um êxito para o realizador canadiano Stéphane Lapointe.

19.00h - LOVE PHOBIA (Cor Sul/South Kor) de Kang Ji-Eun (SO Ori Exp) v.o. leg. ingl.
Jo-kang conhece Ari, uma miúda que veste uma gabardina amarela. Um dia descobre que ela é uma extraterreste que tem de usar sempre a gabardina amarela porque uma maldição caiu sobre ela. Mais um exemplo da prodigiosa imaginação do cinema coreano.

21.30h - 12:08: EAST OF BUCHAREST (Rom) de Corneliu Porumboiu (SO Sem Real) v.o. leg. ingl.
Vencedor dos Prémios Camera d'Or e Label Europa Cinemas no Festival de Cannes 2006, este filme fez, ainda, parte da Quinzena dos Realizadores deste prestigiado festival de cinema. No ano em que a Roménia entrou para a União Europeia, um olhar sobre um dos episódios mais marcantes da história daquele país a queda da ditadura de Ceausescu a 22 de Dezembro de 1989. Numa pacata aldeia a leste da capital, dezasseis anos depois daquele dia histórico, o dono de uma televisão local, convida dois homens a partilharem os seus momentos de glória na revolução.

23.15h - SILENT HILL (Can - Jap - USA - Fra/Can - Jap - EUA - Fra)de Christophe Gans (SO Cin Fan) v.o. leg. port.
A remota cidade de Silent Hill é a única esperança para uma jovem mãe que quer encontrar a cura para a doença da sua única filha. Do realizador de Crying Freman e Le Pacte des Loups e com argumento de Roger Avary (Pulp Fiction) com Radha Mitchell (Melinda e Melinda de Woody Allen), Deborah Kara Unger (Crash) e Sean Bean (trilogia Lord of the Rings).

Antecedido por…
THE DESCENDENT (EUA/USA) de Bobby Glickert (SO Cin Fan cm) v.o. ingl.
Dois assassinos contratados descobrem que o alvo é mais perigoso do que parece.

Sexta-feira, 2 de Março

15.00h - OCULTO (Esp - Ita - GB/Spa - Ita - UK) de Antonio Hernandez (SO Première & Panorama) v.o. leg. ingl
A estrela de telenovelas colombianas, Angie Cepeda e um dos mais famosos actores argentinos, Leonardo Sbaraglia, protagonizam o psicodrama urbano Oculto.
No centro cultural onde trabalha Beatriz, realiza-se uma conferência sobre o significado dos sonhos. Natalia partilha com o público a sua inquietude com uns pesadelos que a assaltam, e que ela interpreta como sendo premonições e sinais sobrenaturais.

17.30h - HANA (Jap) de Hirokazu Koreeda (SO Première & Panorama) v.o.leg. ingl.
Uma história de samurais diferente. Em vez das artes marciais, de mortes e vinganças, Hana explora o ser humano que há em cada guerreiro. Numa perspectiva entre a comédia e o drama. Passado em 1702, o argumento do filme gira em torno de Aoki Sozaemon, um jovem samurai que viaja para a cidade de Edo à procura do homem que matou o seu pai. Ser samurai não é tão simples assim.

20.00h - PRÓXIMA (Esp/Spain) de Carlos Atanes (SO Première & Panorama) v.o.leg. ingl.
Tony, o dono de um pequeno clube de video, descobriu que, por vezes, a ficção pode desafiar a realidade. E agora chegou o tempo de embarcar numa viagem, uma aventura num sítio onde nunca ninguém esteve antes. De Carlos Atanes, o realizador de FAQ, um dos sucessos do Fantas 2006.

22.00h - LOS ABANDONADOS (Esp/Spa) de Nacho Cerdá (SO Cin Fant.) v.o. leg. ingl. port.
Um velho conhecido do Fantasporto está de regresso com a sua primeira longa metragem. O espanhol Nacho Cerdá passou pelo festival em 94 com AfterMath, curta-metragem premiada e, também, com Doctor Curry e Genesis.
As sombras do passado acabam sempre por manchar o presente. Maria está disposta a embarcar no passado para investigar a sua filha desconhecida, regressando a uma abandonada quinta na Rússia onde a criança nasceu. Atraída para este local, depois de o ter herdado da sua mãe, ela vai encontrar coisas bem desconcertantes naquelas paredes a apodrecer…

24.00h - THE CLOUD (Ale/Ger) de Georg Schnitzler (SO Sem Real) v.o. leg. port.
Um acidente numa central nuclear perto de Frankfurt lança o pânico no país. Uma gigantesca nuvem radioactiva foi libertada e avança em direcção à cidade de Schlitz. Toda a população que vive nos arredores da central nuclear fica imediatamente contaminada.

01.30h - BLOOD TRAILS (Ale/Ger) de Robert Krause (Première & Panorama) - v.o. leg. ingl.
Prémio do Público do Festival de Cinema de Horror Escocês Dead by Dawn.
Para os fãs de mountain bike e de horror, o filme é um modelo de adrenalina sobre duas rodas . Anne vai para as montanhas passar um fim de semana radical com o seu namorado

Sábado, 3 de Março

15.00h - AACHI AND SSIPAK (Cor Sul/Sout Kor) de Joe Burn-jin (SO Première & Panorama) v.o leg. ingl.
O cinema de animação sul-coreano volta a surpreender com este retrato ao vivo e a cores de um mundo de fezes! Em Shit City, um mundo onde a realidade e o imaginário se confundem, o infame gang Vojegi está diminuído.

17.00h - DUAS VISÕES SOBRE A VIDA E A MORTE: HAZE (Jap) de Shynia Tsukamoto e LE LIVRE DES MORTS DE BELLEVILLE (Fra) de Jean Jacques Joudiau (Sessão Especial Première & Panorama) - v.o. leg ingl.
Se os vivos olham para a morte como uma certeza cheia de incógnitas, como será que os mortos olham para vida? Como uma morte lenta ou adiada?. Possivelmente.
Shynia Tsukamoto, o premiado cineasta chefe de fila do novo fantástico japonês e o francês Jean Jacques Joudiau apresentam duas formas distintas de olhar tanto a morte como a vida, duas visões no limiar do mais puro fantástico. Dois olhares - um ocidental e outro oriental - sobre o medo de morrer e o destino dos mortos.

21.15h - SESSÃO OFICIAL DE ENCERRAMENTO E ENTREGA DE PRÉMIOS FANTASPORTO 2007.
THE FOUNTAIN - O ÚLTIMO CAPÍTULO de Darren Aronofsky (Première & Panorama)
Do celebrado autor de Pi e Requiem for a Dream, chega agora um poema de amor e morte na procura incessante da Fonte da Vida. Filme de abertura no Festival de Veneza, com a oscarizada Rachel Weisz (O Fiel Jardineiro) e Hugh Jackman (X-Men).

23.15h - GRANDE PRÉMIO FANTASPORTO 2007

segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Parabéns FJC!

FEP Junior Consulting em Washington


A competição mundial de gestão que terá lugar em Washington, no próximo mês de Abril, vai contar com a presença da FEP Junior Consulting. Estarão presentes equipas de 14 universidades de todo o mundo.
A FEP Junior Consulting, da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, será a única empresa júnior portuguesa a participar numa competição mundial de gestão que em Abril reunirá em Washington equipas de todo o mundo.
Anualmente, a organização do Global Business Case Competition selecciona equipas de 14 universidades de diversos países para participarem na competição, que envolve a resolução de um ‘case study’ de âmbito económico em cuja fase final os participantes têm apenas 48 horas para apresentar soluções, anunciou a organização.
Segundo adianta em comunicado, na sequência do convite endereçado à FEP a faculdade recrutou uma equipa multidisciplinar de quatro estudantes que iniciou já a preparação para a competição trabalhando nos ‘case studies’ das provas anteriores. Destacando o “prestígio” das instituições anualmente convidadas a participar no Global Business Case Competititon, a FEP destaca, entre os anteriores participantes, as universidades de Navarra (Espanha), Kobe (Japão), Ritsumeikang (Japão), Seoul (Coreia) e European Business School (patrocinada pela JP Morgan)
oprimeirodejaneiro.pt
---------------------
FEP Junior
Gestão estudantil
Constituída há 10 anos e gerida por estudantes, a FEP Júnior Consulting está inserida numa rede internacional de empresas juniores e propõe-se promover a valorização pessoal e profissional dos alunos inscritos.

domingo, fevereiro 18, 2007

Governante Medonho

Manuel Pinho: fiquei com uma má impressão dele, quando dois meses após ser designado Ministro aparece nas páginas de jornais por querer construir um empreendimento na casa que outrora fora de Eça de Queiroz. Nem com a Câmara a querer adquirir o imóvel para possivelmente o tornar num museu, de nada valeu.

Depois das sucessivas patinadelas, a mais recente a feita em terras orientais onde porventura disse "Venham investir em Portugal pk nós temos salários baixos". Soou-me a querer ensinar o sapateiro a cozer sapatos.

A questão eléctrica:

Há cerca de dois meses, quando se discutiam os aumentos nos bens e serviços essenciais, o presidente da autoridade da energia, disse que os tarifários teriam de ser aumentados em 15% para compensar amortecimentos nos aumentos que não foram feitos de forma mais rigorosa noutros anos. Ora vai dai, o Governo numa atitude de caridade atira-nos com um aumento para particulares e para a economia em geral de 6,5%, ou seja, mais do dobro da inflação.

Até aqui, nós já estavamos habituados a estas jogadas politicas, agora o melhor vem a seguir. Em mais uma das suas patinadelas o senhor agora afirma:
O ministro da Economia, Manuel Pinho, anunciou hoje que o preço da electricidade irá baixar devido à redução das compensações pagas aos produtores, à alteração das rendas pagas por estes à REN-Redes Eléctricas Nacionais e à reversão para os consumidores do valor pago por quem explora as barragens em Portugal."As duas medidas relativas aos contratos de longo prazo e às rendas pagas à REN criam as condições para uma revisão em baixa das tarifas em 2007", afirmou o ministro

Pois então em que ficamos? Há um défice que os consumidores têm de pagar? Então aumenta-se X por cento para depois diminuir esse valor? Isto é de pais atrasado! Parece aquelas lojas que em saldo colocam um artigo a 50 euros em que está riscado o preço "verdadeiro" de 75 euros mas que, quando fomos à loja um mês antes o valor era mesmo de 50 euros...

Como já disse aqui, sustentamos Monopólios que nem sequer públicos são. Beneficia-se os detentores da empresa em bolsa que recebem dividendos à custa da extorsão sistemática e continuada do dinheiro dos consumidores. Por outro lado, o Estado, eterno deficiente na gestão do seu próprio património, não é capaz de aproveitar esse monopólio para investir o superavit produzido pela EDP,REN etc.. para investir a sério em energias renováveis. Porque honestamente, até agora só se têm visto investimento insuficiente em eólicas.


Ó China ensina ai o Pinho a investir na energia...





O Governo chinês anunciou hoje que vai investir 180 mil milhões de dólares (152 mil milhões de euros) nos próximos 15 anos para elevar de sete para 15 por cento a fatia das energias renováveis no consumo energético global.

O vice-presidente da Comissão Nacional do Desenvolvimento e Reformas, Zhang Guobao, revelou este projecto durante um congresso internacional sobre energias renováveis em Pequim.

"As energias renováveis - entre elas a solar, eólica e hídrica - vão ajudar a China a garantir uma segurança energética que lhe permita realizar ganhos substanciais no plano económico, preservar o ambiente e lutar contra a pobreza", declarou Zhang Guobao.

Nos próximos 15 anos, a China vai desenvolver energia gerada por biomassa e, com isso, espera substituir a energia que obtém, por ano, de dez milhões de toneladas de petróleo, acrescentou.

Até 2020, o país pretende elevar para 300 milhões de metros cúbicos a zona abrangida pelo aquecimento de origem solar. Isto vai permitir substituir 40 milhões de toneladas de carvão, por ano.
www.energiasrenovaveis.com


Comédia Carnavalesca

Carolina implica Pinto da Costa no assassinato de Kennedy
Noddy pode ser a próxima vítima!


É mais uma das revelações bombásticas do livro de Carolina Salgado, que acusa ainda o ex-namorado de ter tentado impedir a queda do Muro de Berlim e de ter ajudado a Índia na invasão de Goa: “Na altura eu ainda não era nascida mas ele já tinha 40 anos e era pago pelos indianos em chamuças”.

Segundo Carolina, Pinto da Costa terá acumulado uma fortuna avaliada em mais de 40.000 chamuças, que usou depois para pagar ao assassino de JFK: "o Jorge Nuno tem um hálito a caril que não se pode e só mais tarde é que percebi porque é que ele me estava sempre a oferecer flores".
Bolascomcreme.com

quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Videoclip português vence concurso mundial dos Incubus



Um videoclip realizado pelo português Carlos Oliveira venceu o concurso mundial lançado na Internet pela banda Incubus, que pediu aos fãs que fizessem o videoclip para a sua nova música I Dig.

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Diario de uma Eleição

Levantei-me ás seis e quarenta da manhã. Era inédito, nunca me tinha levantado tão cedo num Domingo. Fui andando às pressas e lá subi a rua até à Junta. Quando lá cheguei estava um nevoeiro cerrado, ninguém nas ruas... um deserto. Em cima da hora prevista cheguei às 7 da madrugada.
Quando cheguei pensava que o estaminé já estava a ser montado, mas nem sinal, estava apenas a secretária da junta. Aos poucos tudo foi chegando: os boletins, os cadernos e os outros membros da mesa. Às oito da manhã chega o primeiro madrugador, só aquele eleitor devia ter direito a votar duas vezes de tanta pressa em fazê-lo. Até as nove da manhã, ia aparecendo Às pingas, quase que dava para dormir. Mas sabia que não iria ser assim, pois na mesa dos eleitores residentes à mais anos, são por norma os de idade superior a 40.
Estava já eu refastelado na cadeira por debaixo do ar condicionado, quando a vice-presidente em tom jocoso olhou e disse: "Deixe vir a missa das nove que já acorda". E assim foi, terminada a missa, mais parecia um peditório: era fila até à porta. E ai começam as confusões, tudo rápido dá sempre num eleitor mal assinalado ou num número que não bate certo... Pior só mesmo quando nos enganamos a anunciar o nome "Maria de Lourdes?!" Não senhor, sou Maria de Lurdes... emendem lá isso!

Depois há sempre os conhecidos que não descolam da mesa de voto, deixando a fila crescer eternamente, quando educadamente tenho de dizer que há mais gente a querer exercer o seu direito...
Mas, terminada a fase das missas, dá pra ir tomar o pequeno almoço oferecido pela junta aos carissimos menbros da mesa... sim pk a minha junta dá pensão completa! almocinho e tudo!
Com tanta pasmaceira torna-se engraçado olhar pra cara da pessoa e pensar este tem cara de quem vota sim, esta tem cara de quem vota não... Certo é que no fim a contar os votos tb há cotas marados... há desenhinhos, cruzes nos dois, sinais de mais em vez de cruz, poemas... há cotas pra tudo!


Depois há os vips, olha vêm ai o Sr Dr. X ou Y, depois há as tias os tios, mas ali é tratado tudo por igual, o dificil é mesmo pronunciar alguns nomes...
Pelo andar da carruagem, a participação estava a ser muito alta, e o dia estava péssimo, ora chovia ora parava de chover.

Pela internet havia noticias de participação baixissima, aliados a um tempo pouco convidativo para se fazer o que quer que seja.
A última hora custa sempre mais, são poucos os retardatários e o tempo custa a passar. Por isso decidiu-se adiantar serviço e começar a arrumar o que fosse dispensável.
Com a porta fechada, despejou-se a urna e estavam ali mais de 500 votos prontos para serem abertos e contados, mais do que uma vez, pk há sempre falhas. Naturalmente, estava a abrir imensos nãos e quase nunca apareciam votos brancos. O mais chato era quando apareciam votos que não estão em condições, porque temos de parar de contar e discutir entre os 5 se o voto está em condições... e tem de haver consenso!
Depois as contas não batem certo.... e agora? Estamos tramados... toca a contar tudo de novo... os cotas começam a ficar nervosos, pois já não têm idade para emoções fortes e aqui o jovem é que têm de preencher os documentos necessários com a divulgação dos resultados pró senhor da cambra, pro senhor procurador do ministério público e para o stape...

Depois disto, posso dizer-vos que é cansativo, com uma ou outra situação desagradável mas num Domingo sem Sol sabe bem sair com um chequezinho de 75 euritos no bolso :)

Kaiser Chiefs - RubY


Para 25 de Fevereiro foram apresentadas as nomeações para mais uma grande noite. Aqui ficam os nomeados. O vi vários filmes, mas aquele que está melhor posicionado é Babel, embora eu ache o filme normalissimo, nada de nunca antes visto, apenas intercepta 3 realidades distintas em paises longinquos que a única coisa que as une é o desespero e o contraste riqueza pobreza. Babel, The Queen, Letters From Iwo Jima e Apocalypto têm também muitas nomeações.



Melhor Filme

Babel (2006)

The Departed (2006)

Letters from Iwo Jima (2006)

Little Miss Sunshine (2006)

The Queen (2006)


Melhor Actor

Leonardo DiCaprio em Blood Diamond (2006)

Ryan Gosling em Half Nelson (2006)

Peter O’Toole em Venus (2006/I)

Will Smith em The Pursuit of Happyness (2006)

Forest Whitaker em The Last King of Scotland (2006)


Melhor Actriz

Penélope Cruz em Volver (2006/I)

Judi Dench em Notes on a Scandal (2006)

Helen Mirren em The Queen (2006)

Meryl Streep em The Devil Wears Prada (2006)

Kate Winslet em Little Children (2006)


Melhor Actor Secundário

Alan Arkin em Little Miss Sunshine (2006)

Jackie Earle Haley em Little Children (2006)

Djimon Hounsou em Blood Diamond (2006)

Eddie Murphy em Dreamgirls (2006)

Mark Wahlberg em The Departed (2006)


Melhor Actriz Secundária

Adriana Barraza em Babel (2006)

Cate Blanchett em Notes on a Scandal (2006)

Abigail Breslin em Little Miss Sunshine (2006)

Jennifer Hudson em Dreamgirls (2006)

Rinko Kikuchi em Babel (2006)


Melhor Realizador

Clint Eastwood por Letters from Iwo Jima (2006)

Stephen Frears por The Queen (2006)

Paul Greengrass por United 93 (2006)

Alejandro González Iñárritu por Babel (2006)

Martin Scorsese por The Departed (2006)


Melhor Argumento Original

Babel (2006): Guillermo Arriaga

Letters from Iwo Jima (2006): Iris Yamashita, Paul Haggis

Little Miss Sunshine (2006): Michael Arndt

Laberinto del Fauno, El (2006): Guillermo del Toro

The Queen (2006): Peter Morgan

segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Rir à Gargalhada

Recordar é viver :P Alguém se lembra do Masterplan? Da Gisela que fazia as necessidades à la Piscinne? Pois bem o Youtube Deu me a versão original e a versão feita por actores amadores. Sinceramente gosto mais da versão dos amadores!
Riam-se e Muito!



Telepatia



Letra: Ana Zanatti
Música: Nuno Rogrigues


Telepatia, silêncio, calma
Feitiçaria da tua alma
Passo a passo, s
em ter medo
Abrímos, soltámos o nosso segredo


E a sorrir devorámos o mundo
Num abraço
tão profundo


Telepatia, sem contratempo
Deixei-te um dia, num desalento
E eu sonhava, existia
P'ra sempre, p'ra sempre foi
pura poesia


Sem pensar não vi que passavas
Pelo meu corpo não
ficavas

E a sorrir devorámos o mundo
Num abraço tão profundo


Telepatia, silêncio, calma
Feitiçaria da tua alma
Telepatia
Telepatia....


Musicol

E as sugestões para esta semana soum:

1. Keane - Bad Dream

2. Simple Plan - Welcome to my life

3. Placebo - Without You i´m Nothing

domingo, fevereiro 04, 2007

Assim Não :)

sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Audio da minha última entrevista

Eu já sei que vocês sabem mas para aqueles que perderam a minha última grande entrevista ao JornalismoPortoRadio. Mas a pedido de muitas pessoas que queriam-me ouvir de novo então cá vai o link

http://jpr.icicom.up.pt/2006/12/estudantes_da_fep_aprendem_a_relaxar.html

Cuidado com a SanLuís

Novo link do blog. Página de queixas de cidadãos sobre diversos serviços públicos e privados. Funciona como alerta para outros potenciais consumidores.

"O que se passou em Lisboa, pode muito bem acontecer na loja do Parque Nascente, no Porto


Loja San Luis no Colombo

Leiam até ao fim para vossa informação.

Este e-mail tem como objectivo alertar e informar todos os potenciais clientes da Loja San Luis, no Colombo da forma como são tratadas as reclamações por avaria e também de como funcionam as nossas leis de protecção do consumidor.

De facto as leis que existem são boas e muito protectoras. O prazo de garantia para aparelhos electrónicos (TV's, videos, aparelhagens, etc.) é agora de pelo menos 2 anos, independentemente do que possa indicar o documento de garantia que acompanha o aparelho.

Pois em Julho de 2003, adquiri na referida loja San Luis no Colombo um televisor Panasonic de ecran panorâmico daqueles muito grandes e caros.

(Para quem não sabe a San Luis é uma loja espanhola de grande superfície que vende electrodomésticos. Está no primeiro piso do Colombo junto à Sport Zone.) Realmente o preço da TV era apetecível. Na mesma altura, no El Corte Inglés, também uma loja espanhola, o mesmo televisor custava mais 250 euros.

Tudo bem até aqui, não fosse o facto de o televisor entregue em minha casa estar avariado. A imagem estava deformada, para além de outras anomalias. Dirigi-me à San Luis, e estes enviaram um técnico da Panasonic a minha casa. Este apenas mexeu nuns menús de ajustes "secretos" do aparelho e foi-se embora deixando tudo na mesma...

Voltei à San Luis e desta vez exigi uma reparação em condições, ou uma troca do aparelho. A San Luis contactou de novo a Panasonic e desta vez levaram o aparelho para reparar, e um mês depois entregaram-no em minha casa. Liguei-o ainda na presença dos técnicos e para meu espanto estava ainda em pior estado!! Na folha de reparação apenas dizia "ajustes e testes".

Informei a Panasonic e eles encaminharam-me para a San Luis, alegando que a responsabilidade da substituição do aparelho, sem reparação, é deles.

Pois bem, pela nossa lei, de facto a responsabilidade final é SEMPRE do vendedor. A Panasonic Portuguesa (Sonicel) informou-me ainda de que a San Luis nem sequer é cliente deles. A San Luis compra todos os equipamentos em Espanha e vende-os em Portugal sem manuais em português, o que é proibido por lei, e não se responsabiliza por qualquer avaria dos seus produtos, o que é também contra a lei.

Visitei a San Luis vezes sem conta, expliquei-lhes que por lei a responsabilidade seria deles, ofereci-me para trocar o aparelho por outro mais caro pagando o excedente, mas pura e simplesmente marimbaram-se para mim. Fiz queixa à DECO, que para vossa informação, contactou a San Luis com uma simples carta de duas linhas e com uma cópia da que eu lhes enviei.

Pago cerca de 100 euros por ano à DECO e foi isto apenas o que eles fizeram, informando-me depois de que se a San Luis não pretendesse resolver a situação eles nada poderiam fazer pois são uma entidade privada.

Contactei então o Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa onde fui muito bem atendido e de forma muito rápida e profissional. No entanto logo me disseram que iriam marcar uma arbitragem com a San Luis, mas se eles não a aceitassem, o Centro de arbitragem não poderia fazer nada, pois estes tribunais arbitrais só funcionam se AMBAS as partes concordarem em ser julgadas!! Tão a vêr o filme? Transpondo isto para outros casos, seria o mesmo que nenhum criminoso poder ser condenado se não concordasse em ser julgado!!!

Assim, meus amigos, vivemos num país com leis muito boas de protecção do consumidor, mas&nb sp;nem a DECO, nem o próprio tribunal arbitral pode fazer o que quer que seja se os culpados não quiserem ser julgados!!!

O gerente da San Luis, Sr. Candido Amoedo, num espanhol-aportuguesado, disse-me para avançar com o caso se assim o desejasse, porque eles não me trocariam o televisor de maneira nenhuma. Tinham na altura da minha reclamação muitos processos abertos no Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa e isso não os preocupava minimamente, pois sabem que estão protegidos por uma lei de faz-de-conta. O que é ainda mais incrível é que a San Luis já pagou várias multas por não distribuir manuais em português (e continua a fazê-lo), mas sabe que nunca será obrigada a cumprir a lei de defesa do consumidor, pois o funcionamento da nossa justiça é assim: quando se trata de beneficiar o estado (com multas) tudo funciona, mas quando o beneficiário é o cliente, então já nada é urgente e nada funciona!

A única solução para o meu caso seria um processo num tribunal "normal", daqueles que custam fortunas e demoram anos...acham que vale a pena?

E assim a San Luis continua a enriquecer às nossas custas. Se o cliente tiver sorte (ou não tiver azar), tudo bem, mas se algo correr mal, preparem-se para muitos dissabores e amargos de boca.

O gerente, ainda se gabou de que vendem milhares de produtos porque têm bons preços e portanto a minha publicidade negativa seria insignificante para os negócios da San Luis.

Apelo pois ao vosso bom senso. Se acharem que devem comprar na San Luis, boa sorte, pois vão precisar. Se acharem que vale a pena darem este caso a conhecer, distribuam este e-mail aos vossos amigos. Eu

agradeço. Não me identifico por razões óbvias, mas tenho a certeza de que se, por um acaso do destino este e-mail for parar à San Luis, alguém que gozou na minha cara se irá lembrar de mim, e então talvez eu possa rir um pouco...

M., Março 2004


PS- Já agora, o Centro de Arbitragem conseguiu, junto da Sonicel que se mostrou acessível, a troca do meu televisor, ainda que por um de inferior qualidade. Assim, neste processo, a Sonicel ficou prejudicada

pois caíu-lhes do céu uma televisão avariada que nem foram eles que distribuíram (veio directamente de Espanha) e eu também fui prejudicado, por razões óbvias. Adivinhem quem tem razões para sorrir... " www.queixas.co.pt

quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Cartas nas Mochilas

Segundo a TSF, O Centro Paroquial de Nossa Senhora da Anunciada, em Setúbal, mandou distribuir por quatro infantários que dirige mais de 850 cartas que foram colocadas nas mochilas das crianças, apelando ao voto contra o aborto. Educadores e pais foram surpreendidos.

No mesmo envelope, seguia um outro documento que chocou também alguns pais, do qual constava um pretenso feto abortado.

Na carta, divulgada esta quinta-feira pelo jornal «Diário de Notícias», pode ler-se: «Mãe, como foste capaz de me matar?... Como consentiste que me cortassem aos bocados e me atirassem para um balde?...»

Questionado sobre o conteúdo destes excertos, o padre respondeu de forma lacónica, reiterando que a carta foi dirigida aos pais, pelo que, no seu entender, nada há de «anormal».


Pessoalmente, fico perplexo acerca de como se usam crianças para fazer campanha, e levar propaganda para casa. Uma coisa é os infantários promoverem palestras com os pais a explicar a sua (óbvia) posição sobre o aborto. Convida-los por carta, agora usar as crianças, quando estas não têm consciência para distinguir atitudes duvidosas é uma atitude penosa.
A igreja não deve apelar em missas ou ameaçar os crentes de os excluir na participação de cerimónias de caracter religioso. Deveria sim, lutar contra a miséria e apoiar com mais força instituições. movimentos civicos e de solidariedade e promover os resultados positivos dessa acção.

Deveria usar a atenção pública que detêm para mostrar esses resultados. Mostrar evidências claras de que o combate à exclusão e de apoio familiar é mais justo, mais nobre do que usar impostos a financiar cuidados de saúde ( do aborto ) e encher bolsos dos médicos que irão ganhar com a expansão de mais um negócio da saúde.

Menos Leitores em 2006


"Os números do Bareme de Imprensa confirmam que o mercado de imprensa diário português voltou a cair entre 2005 e 2006, confirmando uma realidade que os anteriores relatórios já haviam evidenciado.

Assim, quando comparados os valores do quarto trimestre de 2006 com o período homólogo de 2005, verifica-se que quase todos os jornais perderam leitores. A única excepção é o 24 Horas, que sobe duas décimas (de 2,4% em 2005 para 2,6 em 2006).

Entre os que descem, o DN é o que melhor resistiu à erosão do mercado editorial português, com uma oscilação negativa de cinco décimas (3,8 para 3,3%).

No pólo oposto, os jornais mais penalizados pelos seus leitores foram o Correio da Manhã, que cai 1,1% no espaço de um ano (10,6 para 9,5), e o Público, que mantém a mesma tendência de queda que já se havia verificado na variação trimestral, caindo 1,1 pontos percentuais (de 5,1 para 4,0%)." In DN
Aquilo que me apetece dizer é, sem dúvida que esta queda continua da leitura de jornais não me espanta. Eu já não me lembro de comprar um jornal, quando antigamente era capaz de comprar um jornal de vez em quando ou uma revista. E porquê?


1. A internet é um veiculo fundamental de informação. Gratuito, permite aos leitores ler a informação e selecciona-la. Mas seleccionar porquê?


2. Os leitores seleccionam porque, hoje em dia muito do que vêm num jornal tradicional não interessa: o Relax, os anúncios, a programação da Tv( é tão variada que já sabemos) o horóscopo ( variadissimo) os artigos de opinião que sofrem de falta de isenção e representam o corporativismo reinante na sociedade dos media.


3. E talvez o mais grave de tudo: a falta de ética e profissionalismo de redacções e jornalistas. Pela parte das redacções, é-lhes mais apetecivel encher páginas de "gordas" acerca dos famosos retiradas à pressa de revistas cor de rosa ( isto acontece muito no gratuitos). E por outro lado, dos grupos de jornalistas responsáveis pela escolha de temas: Nos Estados Unidos e aqui ao lado, quando o leitor compra o New York Times (sabe porque o editorial assume), ser de corrente de esquerda, se comprarmos o El Pais sabemos que é de esquerda. Em Portugal hipocritamente, os editoriais dos jornais são neutros. Mentira. Veja-se o JN, com noticias absurdas sobre o Porto, se eu fosse de Faro ou Braga e lê-se sobre o Porto diria que a nossa cidade é uma miséria só discordias escândalos ou desgraças. Um exemplo de baixo nivel que eu aqui já dei foi o do anúncio enorme a cor de laranja (uma cor que se usa imenso em anuncios de arrenda-se) sobre o arrendamento de um Teatro no Porto. Todo o leitor sabia que era o Rivoli.


A politiquice e o futebolês andam de mãos dadas com o Jornalismo. O jornal de desporto só vende se a Maria José Morgado decidir algo do Apito Dourado, ou se um grande tem na sua lista de preferências um jogador da 3a divisão do Brasil. Um jornal generalista só vende se vier algo do género " Novas escutas do envelope 9" "Apito Dourado em Nova Fase" ou melhor ainda assim tipo 24 horas "Ministro disse uma caralhada. A sua demissão é uma forte hipotese"


Espero por isso que sejam criteriosos e seleccionem o que querem ler e não o que vos querem fazer querer.


Cara Ligia,

Agradeço imenso o seu convite, tocou-me imenso, abanou-me tudo, mas sabe que eu tenho uma vida profissional muito ocupada, vai dai não vou poder comparecer na festa do azeiteiro (LOL). Estou certo de que este será o último ano que nos veremos regularmente, mas quero que saiba que as suas risadas na minha aula e os seus comentários sobre o meu subir de calças e as minhas poses eróticas vão ficar para sempre guardadas nos meus mamilos. Como gratidão por tudo o que me fez (o que fez?), espero que tenha gostado das notas com as quais a classifiquei.

Cumpts R.V.

P.S. Se quiser eu arranjo-lhe um estagiozinho lá em casa, agora que você sabe fazer os "serviços ao domicilio" LOL


Depois desta pequena brincadeirinha, é tempo de festejar pk a sócia Ribeiro faz anos! Depois do tudo de bom e das felicidades e do melhor pra tua vida blá blá blá eu quero é dizer-te que a nossa relação foi (e será!)um êxtase! Depois de me ter enfiado nesta anormalidade de postar os aniversários aqui, estava a pensar a primeira vez que te conheci.. e ao contrário de todas as outras até agora eu lembro-me perfeitamente!

Anos da Ligia patrocinado por Lipton Teas


Se a memória não me atraiçoa, estava eu com a Joana sentado num banco em frente à faculdade enquanto ela fazia horas para estar contigo... de repente lá apareceste tudo e eu era jovem tinha 17 aninhos e achava-te uma senhora mais velha, digamos uma mulher feita!


E pensei... bem deve ser madrinha dela de curso talvez... não leves a mal mas é normal quando não conheces alguém e não teres socializado com essa pessoa achares a pessoa distante, fria ou insipiente etc etc...


Depois lá te fui conhecendo e foi surgindo uma amizade cada vez maior, e aquilo que parecia uma adulta muito senhora do seu nariz, era afinal, uma jovem alegre, sempre bem disposta, pronta para a rebaldaria e com um coração aberto para expôr os seus sentimentos e oferecer aos outros o que melhor tem para dar!



Tal como a outra sócia, temos as nossas divergências ( para mim o Cavaco é o Nosso Presidente e o Valentim é um corrupto de primeira lol) e as nossas quezilias. Umas vezes mais unidos, noutras mais ao gato e ao rato, mas sabes igualmente que prezo amizades verdadeiras, e pessoas que são o que são e eu sei com o que posso contar de ti! Espero que a amizade perdure... talvez até ser o teu padrinho de casamento! ( juro que dou boas prendas!)


O meu pensamento para ti assim à Maya é assim algo de género: tu vais tão longe quanto aquilo que pretenderes para a tua vida, estende a passadeira e caminha com firmeza! (não tirei isto de lado nenhum :P)



Estes são os meus votos sinceros de Parabéns!