THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

domingo, janeiro 04, 2009

2008 na música

A BBC já anunciava na sua antevisão de 2008, que iriam surgir grandes nomes. À exactamente um ano, os peritos da cena musical lançavam dez nomes. E dos dez não há duvidas que acertaram na sua grande maioria: Adele, Duffy, Management (MGMT), The ting things e Gabriella Cilmi.

Duffy foi a que mais vendeu no Reino Unido, superou Oasis, Keane, Coldplay e tudo o mais que fosse rock. Superou até o seu clone vocal, Amy Winehouse. Engraçado, duas vozes tão poderosas e duas personalidades tão diferentes! Depois há ainda outro fenónemo, que espelha bem a importância de Idolos e Operações Triunfo made in UK. Adele foi um dos casos, Leona Lewis outro, o que mostra bem que ganhar um concurso noutras paragens não é sinónimo de alegrar a malta a rebater clássicos em programas mais ou menos entediantes.

2008 deu para tudo: deu também para perceber, que tal como na TV, na música os escândalos vendem. Que o digam Britney e Amy Winehouse.. Britney deu a volta por cima, depois de um single de Lapdance ( Gimme More ) que foi somente o mais visto no Youtube em 2008, e de um disco que falhou o estrelato mas arrebatou os grandes prémios da Pop, eis que chega com mais outro disco e mais umas paradas electrizantes prontas a bombar... É admirável ver como ela é criticada e apelidada de pimba e depois as suas musicas são apetecíveis para novos sons: Yael Naim, Sia, e até hard rock como Machinae Supremacy!
E Katy Perry? A tola deu-se bem, deixou-se de ser púdica, e agora não passa outra coisa nas discotecas. Ela beija-as e sai no lucro..

Madonna "limpou" as carteiras de meia Europa, e suplantou eventos alive em estádio tipo U2 ou Rolling Stones. Mas 2009 será certamente o ano dos U2 responderem à letra. Rihanna vendeu que se fartou e andou por ai a desbaratar a sua beleza que muito jeito dá para o sucesso.

Foi o ano de Coldplay, de Keane, The Verve e de Oasis. De todos os nomes, eram aqueles que tinha mais curiosidade em ouvir. Julguei que era desta que os Keane suplantavam os Coldplay. Mas não. Ao ouvir os dois cds, os Coldplay tem músicas (2/3) energizantes, mas depois cai a pique em baladas melancólicas de amores perdidos. Já os Keane têm um som mais enérgico, menos lamecha, mais positivo, mas em rádio, é um facto, os Coldplay saem se melhor. The Verve ainda estão a aquecer, mas parece que anda ai um album adormecido por explorar. Quanto aos Oasis, foi a minha desilusão deste ano. Álbum muito pesado, muito alternativo, bom para uns, uma pena para outros.
Do lado das surpresas temos Kaiser Chiefs e Snow Patrol. 2009 vai ser o ano deles concerteza!

Dentro do funk/ indie, a maior supresa do ano para mim foram os MGMT, banda que já tinha vindo ao Optimus Alive mas que eu desconhecia. Uma sonoridade que faz lembrar ora os WhiteStripes ora a dance dos Justice.

Para os lados das baladas, ouviu-se de tudo. Desde Yael Naim, Sara Bareilles, Gabriella Cilmi, Duffy, Leona Lewis e a nossa Brandi! A Brandi Carlyle que começou por sacar caricas e acabou a bombar nos corações do apaixonado Portugal..

E 2009? Não querendo tirar o lugar da Maya, porque eu não sei como é que ela diz que Portugal é peixes, logo também deverá saber os signos das bandas :)

Bem 2009, será ano para o circo da Britney, para um concertão dos Depeche Mode, regresso de Franz Ferdinand, e ou muito me engano ou vai ser o ano dos U2 e mais nada!

E Portugal? Bem esse país que maltrata os autores Portugueses, está a mudar. Já temos Da Weasel que enchem o AtlÂntico, temos David Fonseca que se afirmou, temos os Clã que são uns verdadeiros fazedores de poemas, temos os Buraka que provaram não ser o hit de verão, temos os Mesa que estão ai a dar mais cartas, os Perfume que souberam reinventar os Ornatos e compor musicas com muito boa qualidade. Olhando para o último top da Antena 3, é só contar: 13 músicas portuguesas em 30. Esperemos que em 2009, apareçam mais fenónemos como Ana Free e Deolinda, porque eu acho que há espaço para a diversidade! Vejam o Tributo a Carlos Paião.. mais um autor esquecido, e repare-se a quantidade de músicas recompostas e tão boas que vários músicos produziram.

Claro que 2008 também trouxe prendas.. não faltavam os 4taste e as JustGirls, agora até o Angélico canta. Palavras para quê?

Venham dai mas é os Festivais, os clubbings, e os Coliseus, desde que haja dinheiro estamos lá!

1 comentário:

Alguém por aí disse...

Parabéns pelo texto... Resumiu quase perfeitamente o ano musical!
E sim, esperamos um 2009 cheio de musica pelo menos tão boa como a de 2008!