THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

segunda-feira, dezembro 31, 2007

2007

Para mim e para muitos de nós foi o final de um ciclo. Terminei o curso, viajei, conheci outras culturas que terão muito a ensinar à portuguesa, vi um dos melhores concertos da minha vida e pude estar com quem mais queria..

Foi apesar de tudo um ano negro. A crise no Darfur continua por resolver. Milhares de pessoas continuam a morrer, e o impasse continua. O petróleo impera. A cimeira Europa Àfrica teve resultado zero. Só serviu para Khadafi montar a tenda, para Eduardo dos Santos vir rir-se na cara dos milhares de Angolanos que fugiram da miséria das àreas rurais de Angola e outros como Mugabe, que vieram comprar uns pantalons para o calor da savana..

Cá entre nós, assistimos à podridão do costume. Corrupção, tráfico de influências, e pasme-se: depois de ninguém saber que existia pedófilia agora ninguém sabia que claques, clubes de futebol, empresas de segurança e bares da noite estavam entrelacadinhos até ao tutano.

Maternidades fechadas, urgências, escolas, esquADRas a cair de podre, tribunais construidos de raiz sem condições para albergar julgamentos mediáticos. Autoestradas algargadas (a1) quando paralelamente se vai portajar uma auto estrada que têm o maior tráfego urbano da zona norte.

Também tivemos aspectos positivos: A música portuguesa está de parabéns. As iniciativas de solidariedade multiplicaram-se e bateram-se records a todos os niveis. Aprovou-se a legislação que despenaliza ( não deveria liberalizar) o aborto. Os projectos de energias renováveis multiplicam-se e tivemos mais qualidade de vida. A pouco ética e corporativista ordem dos advogados, tremeu e caiu com estrondo. Muitos gestores públicos foram banidos e premiaram-se aqueles que mostraram resultados.
Apresidência portuguesa tb não pode ser esquecida, porque os timmings foram todos controlados e tudo acabou por acontecer. A diplomacia portuguesa parece funcionar. Apenas dois reparos: ficou muito mal a Sócrates não dizer claramente duas coisas: a de que não vai fazer referendo mentindo mais uma vez, e por outro lado não reconhecer que foi a chanceler alemã que concertou e preparou o tratado na sua essencia.

Espero que em 2008 se discuta mais Europa através do referendo e God Bless America! Bush vai desta pra melhor e se os americanos forem desta vez informados dar-me-ão uma prenda, escolhendo a pacificadora Hillary ou o primeiro negro Para presidente. Qualquer um dos dois irá mudar o mundo que conhecemos, estou certo disso.

Que a sorte vos acompanhe!

1 comentário:

Miguel Noite disse...

Boas!

Gosto muito do blog!
Acabar o curso realmente deve ser uma sensação fantástica! Parabéns!
O país e o mundo no ano passado ficaram piores, como ja é normal. Falas em podridão... é bem verdade.

Gostei do blog! Vou continuar a passar por cá!

Miguel