THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

domingo, junho 22, 2008

A eliminação e os sobreviventes

A eliminação de Portugal, foi uma meia surpresa. E uma derrota de muitas confirmações. Confirmações de que os Portugueses continuam com memória curta. Quem não se lembra do jogo de há dois anos? Quem não se lembrou, certamente pode refrescar a memória neste último jogo.

Apesar disso a equipa jogou bem. A defesa meteu água, mas fez o que pôde. Denota-se ali uma falta de treino e de cruzamento de jogadores que ás vezes faz lembrar equipas de segunda linha da liga.
O Ricardo, tantas vezes herói, hoje é crucificado porque teve duas defesas infelizes. Efectivamente podemos dizer que os portugueses são crueis e injustos. Não fossem as inúmeras defesas dele, e o Euro 2004 teria sido igualmente uma barraca e no Mundial não teriamos chegado às meias.

Scolari anda de calculadora no bolso: junta os 20 milhões de euros de P. Ferreira mais os 30 milhoes de Pepe e os 20 de Ricardo Carvalho e acha que a defesa está montada, alinhada e coesa.

Futebol não é soma de estrelas, de números nem de personalidades. É soma de esforço, humildade e muito treino.

A humildade essa nem ficou na Suiça nem em Portugal. A conferência de imprensa de Petit e de Ronaldo foi a real palhaçada. O silêncio não ajuda a tirar a pressão de cima da equipa mas as piadas e comentar as transferências e os próximos treinadores ou as escapadinhas do Deco é que funcionaram muito mal.

Madail disse que o tempo de Scolari já tinha chegado ao fim. Conclusão brilhante, mas no entanto ainda andou a ver se arranjava outra Galp que o tentasse convencer com mais uns anúncios publicitários a ficar por ca até dois mil e troca o passo.

Scolari repetiu sempre os mesmos erros, e no entanto a equipa ganha um jogo e já são todos os maiores.. assim com o actual estado de coisas nunca iremos lá.

Os meus parabéns essencialmente vão para o Nuno Gomes que não sendo avançado de topo, lutou, marcou e demonstrou classe. Sabemos que Portugal sem pontas de lança de nomeada nunca irá conseguir ombrear com as grandes selecções, mas pelo menos alguns fazem pela vida. Igualmente de parabéns está Raul Meireles e Postiga. Jogaram pouco, mas lutaram e mostraram serviço e vontade de aparecer. DEco jogou bem mas os dossiers Chelsea e Jaciara ficam lhe muito mal no curriculum.

Sem comentários: