THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

quinta-feira, junho 12, 2008

Euro 2008

Bem vindos ao mundo encantado da nossa selecção!

Mais uma vez a profecia concretiza-se. Portugal joga a feijões nas qualificações, bafejado pela sorte dos sorteios. Chega à fase final e fax claramente melhor. As asneiradas de Scolari em competições anteriores permitiram-lhe tirar algumas conclusões bem interessantes.

Contra a Turquia,Portugal fez um jogo bastante bom. Os postes e a barra sofreram a bom sofrer, oportunidades não faltaram e o espirito de equipa estava todo lá. Mas não é só a experiÊncia que fala mais alto. Muitas variáveis novas estão em jogo, desde logo o factor motivação. Senao Vejamos:

Scolari ja fez o contrato da sua vida, a comprovar a assinatura com o Chelsea. Isso liberta-o de tomar atitudes expectaveis e seguir as suas próprias ideias na gestão da equipa.

Ronaldo quer agarrar a todo o custo o prémio de melhor jogador do mundo, e sabe que ser Campeão Europeu de Clubes pode não ser o suficiente uma vez que para um jogador de um pais periférico não basta parecer mulher de César, é preciso sê-lo. Dai a sua motivação estar em alta. Também não podemos ignorar o suplemento vitaminico que nos chega directamente das Baleares... a Nereide fez um acordo com ele relativamente aos prémios de jogo :P

Deco quer também ele sair de Barcelona pela porta grande. Colocado na lista de dispensas por uma época menos conseguída e marcada por lesões, ele quer agora mudar de ares e lutar numa grande liga. Nada melhor do que encher o olho dos grandes directores desportivos dessa Europa.

Nuno Gomes é aquele fenómeno que necessita de ser estudado. No Benfica arrasta-se. Nas fases finais da Selecção renasce e dá tudo o que tem. Quem não se lembra do fabuloso golo que marcou frente a Espanha em 2004? Scolari bem pode agradecer não ter sido posto na rua pela eliminação que essa não vitória teria provocado.

Contra a República Checa foi mais difícil. Mas nem por isso a vitória foi merecida. A equipa jogou bem e aproveitou as oportunidades criadas. Mas a defesa causou muitos amargos de boca. Deu espaços a jogadores de 2 metros de altura que em condições normais não deixariam a coisa pela metade. Os checos já não são Poborsky, Smicer ou Rosicky, mas ainda assim não deixam de ser um adversário temível.

Daqui em diante, Portugal sabe que terá de ajustar contas com os Alemães. Terá de se cruzar com eles para chegar à Final. Contudo, lembrando o jogo de há dois anos com estes percebemos que são superiores e parece-me a mim que esse será o verdadeiro teste à selecção.

1 comentário:

Anónimo disse...

bem dezido sim sr
pena a alemanha nao ter ganho... assim ja a vamos apanhar nos quartos... vai ser o mata-mata
espero pelo menos as meias

décio