THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

terça-feira, setembro 26, 2006

Heloisa Helena



Primeira senadora eleita pelo estado de Alagoas, Heloísa Helena é candidata à presidência do Brasil apoiada por uma militância idealista e jovem, por intelectuais honestos e por cidadãos conscientes. Enfermeira e professora licenciada (sem remuneração) do Centro de Saúde da Universidade Federal de Alagoas, Heloísa Helena Lima de Moraes Carvalho, divorciada e mãe de dois filhos, nasceu no dia 6 de junho, há exatos 44 anos, em pleno sertão alagoano: no pequeno município de Pão de Açúcar, de 28 mil habitantes, às margens do Rio São Francisco.

Heloísa Helena conviveu em sua infância com sérios problemas de saúde. Devido à sua fragilidade, a mãe Helena fez a promessa de não cortar seus cabelos até os sete anos. O visual de cabelos compridos e rabo de cavalo terminou incorporado na vida adulta. O pai Luiz, que era fiscal de renda, morreu quando Heloísa tinha apenas dois meses de idade. Se com a mãe aprendeu a costurar, o que até hoje faz – aliás, costuma usar as blusas que produz --, com o escritor Graciliano Ramos conheceu historicamente a luta dos sertanejos contra as injustiças sociais e terminou incorporando-as como sua.

Bom combate - Em nome desse combate, Heloísa Helena militou nos movimentos estudantil, de docentes e sindical. Terminou eleita vice-prefeita de Maceió, aos 30 anos, pela coligação PSB/PT, numa irreversível vitória no confronto com as oligarquias alagoanas. Mais uma vez, o sertão nordestino mostrava a disposição valente de luta por direitos negados.


Em 1994, com expressiva votação, Heloísa Helena conquistou uma cadeira na Assembléia Legislativa do Estado de Alagoas. Saúde, educação e reforma agrária foram temas centrais de seu mandato, período em que manteve interlocução permanente com os movimentos sociais. No combate à violência, à impunidade e à violação dos direitos humanos participou da CPI do Crime Organizado em Alagoas, denunciando e enfrentando as organizações criminosas instaladas no aparato de segurança pública.

Em 1998, Heloísa Helena foi eleita a primeira senadora por Alagoas, com 55,92% dos votos. Em 1999, já no primeiro ano de seu mandato, destacou-se pela veemência no combate ao desmantelamento das políticas sociais, do Estado e da economia nacional, marcas do governo Fernando Henrique Cardoso, que produziu o maior contingente de excluídos já visto no Brasil. Em 2000 foi eleita líder partidária e do bloco de oposição no Senado.

Reconstruir o Brasil - Por defender os compromissos que havia assumido em campanha foi expulsa do PT, partido ao qual dedicou os melhores anos de sua vida. Mas soube reagir. Em 2004, fundou o P-SOL, Partido Socialismo e Liberdade, estando à frente da liderança do mesmo no Senado Federal. Em 2005, foi escolhida para integrar, como titular, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito sobre a corrupção nos Correios e em novembro, em eleição livre promovida pela revista Forbes Brasil, foi eleita a mulher mais influente na política e no legislativo Brasileiro. Em dezembro, os profissionais de comunicação, agência de publicidade e leitores da Revista Isto É Gente elegeram Heloísa Helena Personalidade do Ano.

Percorreu o Brasil ajudando a recolher nas ruas 500 mil assinaturas de cidadãos e cidadãs, necessárias para legalizar o Partido Socialismo e Liberdade. Com Heloísa Helena, o Brasil tem a chance de reencontrar valores perdidos, tais como simplicidade, honestidade, verdade. Porque Heloísa não rouba, não mente, não trai. Se vencer as eleições, todos os brasileiros serão convocados a reconstruir o nosso país.

Sem comentários: