THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

segunda-feira, junho 25, 2007

São João





Fotos retiradas de www.baixadoporto.blogspot.com ou blogs adjacentes

São João é festa, folia e muita cor. É a maior noite do ano e também a mais representativa do Porto. E como não poderia deixar de ser, com um foguetório à maneira! No que toca ao último, gostei mais do Ano Novo, pareceu-me mais vistoso e intenso, mas a ideia da dispersão deste também foi engraçada!


Há uns anos atrás...

Era eu miúdo e o São João começava nos Aliados e subia-se pela Batalha ou pela Avenida da Ponte, por essas ruas fora até às Fontainhas. Era engraçado ver-se como se vê hoje as bancas improvisadas, o cheiro a sardinha e o colorido das decorações. A indecisão passava mesmo pela doçaria das tendas improvisadas ou pela romaria às farturas...

Chegados aos Guindais, era descer as ruas que davam acesso às Fontainhas, onde nos esperava carroceis que nunca mais acabavam. Havia praticamente de tudo, desde o moche improvisado ao pregão do "Mais uma fichinha mais uma volta..."


Depois de percorrer a custo os carroceis, invertia-se o sentido e do alto dos muros das Fontainhas, tudo se abeirava para ver o fogo, que antes era na Ponte, para ver um espectáculo na primeira fila! Depois havia que reabastecer, normalmente nas casinhas da avozinha do amigo de a ou de b, que generosamente nos deixavam beber e comer à pala claro..


Depois era à escolha do freguês: Alfandega, Ribeira, Massarelos, Fluvial, Foz ou Jardim do CAlém, era andar até mais não poder...


Hoje em dia muita coisa mudou, mas o espirito é o mesmo! E o colorido também!

1 comentário:

Anónimo disse...

desculpa la usar este espaço,mas preciso de fralar ctg. já esvaziavas o mail pah!(logo procuro-te online)bjinhos