THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

terça-feira, abril 01, 2008

Tibete



"O Ministério da Cultura chinês anunciou na sexta-feira, depois de a cantora islandesa Bjork ter gritado "Tibet! Tibet!" num concerto em Xangai no fim de semana passado, que a China vai aumentar os controles sobre cantores e outros artistas estrangeiros.

Bjork declamou o nome da região do Himalaia governada pela China depois de cantar sua música "Declare Independence", que já usou no passado para promover os movimento de independência de lugares como o Kosovo.

Em seu site, Bjork disse que as referências que fez à independência foram de teor mais pessoal que político, mas acrescentou:

"O fato de que foram traduzidas para seu significado mais amplo, a luta de um povo oprimido, me agrada muito. Eu gostaria de desejar boa sorte a todos os indivíduos e as nações em sua luta pela independência."

A Free Tibet Campaign, organização com sede na Grã-Bretanha que defende o fim do domínio chinês sobre o Tibet, divulgou comunicado dizendo-se muito satisfeito com a performance de Bjork.

"Ela demonstrou mais coragem que políticos como Gordon Brown e (o secretário do Exterior britânico) David Miliband, cujo silêncio público sobre essas questões, em visitas que fizeram recentemente à China, é motivo de vergonha para o povo britânico", disse a entidade. "
In Reuters


De facto os chinocas são tansos. Julgavam que convidavam Bjork e que ela se ia calar perante a anexação de uma cultura que nada tem a ver com a chinesa.. Logo ela que sempre foi mulher de causas e que causa sempre polémica por estar à frente no tempo.

Em ano de Jogos Olimpicos, foi de facto um presente envenenado aos chineses. Tiveram de esconder e varrer para debaixo do tapete muitas das desigualdades do seu povo para não ser severamente criticada. Não adianta, e quem me dera que algum Português fosse la e vencesse uma medalha e nao fosse à cerimónia de entrega de medalhas!

Sem comentários: