THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

sexta-feira, março 24, 2006

Shoppings, habitações, professores, psicólogos, advogados, telemóveis e politicos marretas



Shoppings, habitações, professores, psicólogos, advogados, telemóveis e politicos marretas... o que terão em comum? Não temos de fazer uma equação ou um sistema para encontrar a resposta... existem todos aos pontapés!

Licenciados
Não desfazendo nada nem ninguem, como diz o outro a culpa não é deles próprios óbvio... é do sistema! Ontem na abertura da nova faculdade de psicologia em 1a página lia-se: "Psicologia quer mais alunos"... mas como ? aumentando o numerus clausus? Caso ninguem tenha reparado o caso das ciências sociais e das letras começa a ter contornos surrealistas... Abrem se vagas para cursos dos quais o mercado começa a estar saturado e depois atiram se os licenciados para o desempregro...
Se reflectir-mos sobre o assunto, facilmente percebemos que a nossa economia caminha para uma tercearização baseada em comércio e serviços, mas então exportamos o quê? Não podemos viver das autoeuropas que nao abundam, nem do turismo e muito menos da subsidiódependencia...
As vagas no ensino superior deveriam ser drasticamente cortadas essencialmente em àreas que qualquer leigo percebe que não terão colocação Façamos um exercicio meramente aleatório sobre quantos licenciados em Dto no Grande Porto são lançados para o mercado de trabalho:
FDUP: 70
Católica: 125
Fernando Pessoa: 30
Moderna: 30
Lusiada: 50
Portucalense: 30

Somando isto temos uma estimativa de 335 licensiados. Agora pensemos que uma geração de licenciados de direito se renova a cada 15 anos (15*335) 5025 pessoas que numa geração estarão licensiadas... teremos nós capacidade para absorver 5000 diplomados num distrito apenas? claramente a resposta está a vista

Shoppings, habitações...

Hoje aparecia em manchete no Semanário Económico: "110 mil casas novas por vender" Surprise!!! Qualquer um de nós vai ver o preço delas e de certeza que não temos desconto de estudante... bem mas agora tambem compra se casa aos 25 e tens 50 anos para pagá-la... Estou mesmo a ver... vou aos CTT levantar a reforma e depois vou ao BES pagar a última prestação da casa.. eu não ganhei a lotaria... (by the way... que publicidade tão reles...) Estou atrasado. Esqueçam os Shoppings... o próximo será em 2007 vai ser em cima da praia do parque da cidade e vai ter o slogan "Vá para a praia, fazendo compras"

Politicos Marretas:

Pronto guardei o melhor para o fim... O CDS está em grande depois de Ribeiro e Castro dizer que discutir o partido não interessa nem ao menino Jasus, Pires de Lima quer mudar de vida como os Humanos... quer a Politica Sexy!
Eu já percebi a jogada... vão abrir vagas para as mulheres no parlamento e a recrutadora será a Joana Amaral Dias essa loira descomunal, mais uma licensiada em Sociologia que vai para o Parlamento aplicar as teorias da Simone Beauvoir... O politico Marreta da Semana é mesmo Santana Lopes que vai pedir um empréstimo para comprar o seu VW Phaeton ( ao menos tem bom gosto) de Ex-Presidente da CML. Recorde-se somente que o carro custou 22 mil contos.

Em suma Portugal é descomunal...


Mas também há coisas boas... Por exemplo a professora Aurora e a Teresa Tavares ganharam um prémio de investigação sobre as necessidades da economia Portuguesa... só lamento o estudo do Copianço em Portugal k a Prof Aurora elaborou tenha aparecido em grande plano no DN e este nem se ouviu falar.

Aluna da FEP estagia no Massachussets Institute (MIT).. isto sim! é qualidade e reconhecimento!

Sem comentários: