THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

sábado, dezembro 30, 2006

Saddam: Prova de Justiça ou retrocesso da pena de morte?

Presidente do Iraque desde 1979; promove a guerra com o Irão (anos 80) e bombardeia o povo curdo com gás venenoso.


- Em 1990 invade o Kuwait, no sentido de controlar o Golfo Pérsico e deu origem à Tempestade no Deserto , com uma coligação internacional liderada pelos EUA. A «raposa» utilizou artifícios de cartão para enganar os aviões das forças aliadas, mandou lançar mísseis contra Israel e escapou a sucessivos ataques aéreos que visavam eliminá-lo. 40 dias depois do inicio da «Tempestade do Deserto» anunciou a retirada do Koweit e manteve-se na liderança do Iraque. A guerra causou a morte entre 150 a 200 mil iraquianos.

- 1993 os aliados atacam um depósito de mísseis e instalações nucleares no Iraque.

- 1996, os EUA disparam vários mísseis contra o Iraque em represália pelo avanço iraquiano sobre a zona de segurança estabelecida no norte do país, onde vive a minoria curda.

- Em 1998, Os EUA e a Grã-Bretanha reforçam a presença militar no Golfo depois de o Iraque recusar-se a permitir a entrada de inspectores nos palácios presidenciais. Bagdade é atacada em Dezembro.

- 2000, uma série de voos regressam ao aeroporto de Bagdade, numa campanha contra as sanções impostas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.


- Março de 2003: As forças militares dos EUA apoiadas pela Inglaterra avançam contra as tropas iraquianas e efectuam durante vários dias alguns bombardeamentos com o intuito de matar Saddam Hussein.Ver video (TSF) . O motivo, nunca confirmado, tinha a ver com a acusação de que o regime iraquiano estava a produzir armamento nuclear.


- 13 Dezembro 2003: Depois de uma longa procura e de ter sido dado como morto várias vezes, Saddam Hussein foicapturado vivo, em Dezembro de 2003. Foi julgado por um tribunal especial.


No inicio de Novembro deste ano acabou por ser condenado à morte por enforcamento por ser considerado culpado da morte de 148 chiitas em Doujaïl na década de 80.

Do clã Hussein, apenas sobreviveram a mulher e três filhas. Uma das filhas está exilada na Jordânia.


Os filhos de Saddam que tinham uma grande influência política e militar no regime iraquiano, Uday e Qusay, foram mortos em 22 de Julho num ataque norte-americano contra uma casa em Mossoul.
in TSF.PT
Após o seu vasto curriculum, uma pergunta se impõem: Será o novo poder assim tão superior ao aplicar a morte Àquele que ditou milhares delas? Quanto a mim parece-me que se está a prolongar eternamente os seus maleficios. Por outro lado, parecer-me-ia mais justo fazÊ-lo penar por todos os crimes cometidos do que fazê-lo desaparecer e quiçá torná-lo num martir.

A questão da pena de morte é sobretudo uma questão ética, na medida em que a sua proibição ou não depende do sentimento da sociedade, da contemporaneidade e dos principios de cada um. Se houver um assassino que mate jovens, certamente que as mães desejam o seu desparecimento.
Depois o enforcar... parece tão tribal... a imagem dele na corda faz-me lembrar o que os americanos faziam aos prisioneiros de Abu Graib mas enfim, cada cabeça sua sentença.

1 comentário:

Diogo Tomás disse...

Qt a isto temos opiniões semelhantes.

http://www.demoliberal.com.pt/opin.php?oselect=2&idopi=793&PHPSESSID=1ede38b299d408d5c48790fed51a97d6