THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

quarta-feira, fevereiro 08, 2006

Paraisos Perdidos





Porto Alexandre
Angola








Após um mês de longa actividade muito se disse, muito se fez, por isso vou meter férias... vou dar uma volta ao mundo e, de quando em vez, vou fazer escala no blog para vos falar um pouco sobre esses tantos destinos que irei visitar...
Não. Não vos vou dar as Seychelles nem Cuba nada disso. Vou tentar chegar aonde ninguêm costuma ir... vamos refazer os descobrimentos :)
Foi precisamente nos descobrimentos e na minha pessoa que escolhi uma cidade abandonada no meio de um fim do mundo. Longe. Pacifico. Calmo. Onde sobra ainda o padrão português apagado pelos anos... pois é começamos em Porto Alexandre...
Foi um antigo Porto Pesqueiro, que, a par de Moçamedes eram um importante porto de ligação entre e Europa e o Indico. Situa-se bem no Sul de Angola fica imediatamente antes da "baia dos Tigres" um deserto à beira mar que faz, por sua vez, fronteira com a Namíbia.
Tem em si fortes marcas da presença Portuguesa desde logo aquela especie de padrão que faz lembrar os descobrimentos. Na fotografia em baixo vê-se o ainda conservado cinema da cidade. Porto Alexandre está longe dos pontos estratégicos de Angola, e talvez por isso a maior parte das infra estruturas coloniais subsistem apesar de necessitarem de conservação.
Têm praias que, embora não sejam paradisiacas são de se perder a vista. Ao olhar para as fotografias da cidade, é facil imaginar a vida da década de 60 na era colonial.
A pobreza é, como não poderia deixar de ser um hábito por estas bandas... mas não se pense que é uma pobreza miserável. O que trespassa é sobretudo a pobreza do abandono, da falta de inventimento de acessos. Não é a pobreza da seca, dos refugiados, mas a pobreza do abandono.
Ainda assim considero um paraiso pela calma, pelas paisagens, pelas memórias, pela paz.


1 comentário:

Anónimo disse...

Então senhor excelentíssimo, com nome de paraíso perdido.. tenho-t a dizer q nao percebo cmo conseguiste linkar a RTP e ainda nao me linkaste a mim! Eu, Lipinha, que já t linkei à eternidades, é isto q mereço?! tá bem, tá.. lá pk tens nome de paraíso perdido nao t eskeças q a Magna Carta nao fica nada atras, p isso respeitinho e vê se pegas no manual das instruções, no tópico "Como fazer aparecer uma palavrinha no meu blog que, ao ser clicada :), vá ter ao blog da Lipinha".. procura, eu sei q consegues! quem encontrou o Porto Alexandre tb encontra uma banalidadezeca destas! :)

Bem, e cá tou eu a comentar + uma vez no teu blog.. eu nunca aprendo.. tu nem seker um olá deixaste no meu! olha q eu n me eskeço..!

Bye**

PS.: Ia-m eskecendo.. preciso da capa amarela :(

*************** Lipinha ***********