THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

segunda-feira, outubro 15, 2007

Leonardo da Vinci



Mostra abre ao público no Pavilhão Rosa Mota de amanhã até 27 de Janeiro
É a maior exposição jamais apresentada sobre Leonardo Da Vinci, para muitos o símbolo máximo da genialidade. Integra dezenas de "máquinas" em tamanho real, construídas por especialistas europeus a partir de desenhos do artista, e reproduções de pinturas (incluindo as 10 mais famosas), também nas dimensões originais, assim como cópias de manuscritos, esboços, anotações e outros registos.

A escolha do título, Leonardo Da Vinci - O Génio, deve-se ao facto de o principal propósito da exposição, segundo o seu comissário, mestre José Rodrigues, ser "dar às pessoas uma ideia da dimensão genial daquele indivíduo". Volantes, sistemas de rolamentos de esferas e molas espirais dividem o espaço interior do pavilhão com vários modelos (bicicleta, escavadeira, perfurador, carro de auto-tracção, pontes móveis), artefactos bélicos (catapulta, canhões, tanques), projectos aquáticos (equipamentos de respiração, escafandros, até mesmo um submarino) e inventos aéreos (pára-quedas, deltaplano ou a famosa "máquina voadora").

Transitando de Florença, a exposição, cujos direitos para Portugal foram adquiridos pela Grafinvest à An-thropos Foundation - e que tem um orçamento a rondar os 700 mil euros -, organiza-se no espaço em diversos segmentos temáticos, de que "Estudos Anatómicos", "O Homem Vitruviano" ou "Instrumentos Musicais e Ópticos" são apenas exemplos.
in JN

Sem comentários: