THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

segunda-feira, outubro 29, 2007

Ranking das Escolas

Uma vez mais, foi publicado o ranking das melhores escolas. Mas tudo na mesma... ou quase. O governo diz que os rankings não são oficiais ai e tal ta a ver... o interior é desfavorecido desprovido de condições e ostracizado... as escolas da periferia são influênciadas pelo nivel social das pessoas... ah e tal as escolas do centro das cidades estão sem condições de funcionar por serem antigas etc etc.. A oposição inova. O Bloco diagnosticou o problema. As melhores privadas são as escolas das freirinhas financiada pela Opus Dei e pela extrema direita. Brilhante. Trotsky deve tar a dar voltas no tumulo pelos herdeiros do trotskismo que nos deixou.
Os de extrema direita andam ai aos montes, são podres de ricos e andam a fazer beneficiencia escolar.. a Opus Dei que todos os Portugueses conhecem também anda ai às escondidas congeminadas com as freirinhas para fazerem boas escolas e formarem extremistas católicos... Poupem-me.

1 Colégio de Nossa Senhora da Boavista Vila Real 14,7 21
2 Colégio Luso-Francês Porto 13,9 198
3 Colégio de Santa Doroteia Lisboa 13,9 242
4 Colégio São João de Brito Lisboa 13,8 232
5 Externato Horizonte Porto 13,8 18
6 Esc. Sec. Infanta D. Maria Coimbra 13,6 517
7 Conserv. Música Calouste Gulbenkian - Braga Braga 13,3 8
8 Colégio Nossa Senhora do Rosário Porto 13,2 293
9 Colégio São José do Ramalhão Sintra 13 50
10 Colégio Nossa Senhora da Bonança V. Nova de Gaia 12,9 99
11 Esc. Salesiana Santo António (Estoril) Cascais 12,9 321
12 Externato Marista de Lisboa Lisboa 12,8 330
13 Colégio Rainha Santa Isabel Coimbra 12,7 259
14 Academia de Música de Santa Cecília Lisboa 12,6 71
15 Colégio de Manuel Bernardes Lisboa 12,5 165
16 Colégio do Amor de Deus Cascais 12,5 164
17 Instituto de Odivelas Loures 12,4 79
18 Colégio Maristas de Carcavelos Cascais 12,3 189
19 Colégio Moderno Lisboa 12,2 300
20 Esc. Sec. Aurélia de Sousa Porto 12,2 358
78 Externato Ribadouro Porto 11 1573
600 escolas - média - número de alunos propostos a exame

Para os meus coleguinhas do Externato Ribadouro, digamos que ter uma média de 11 nos exames é meritório apesar de tudo senão vejamos: metade dos alunos que lá andam querem subir matemática e quimica/fisica que tradicionalmente puxam a média para baixo. Depois só a nossa antiga escola têm mais alunos a fazer exame do que as 10 primeiras do ranking juntas. Claro que há aqui um dado que conta e muito! É que segundo outro ranking, a diferença entre o coeficiente interno e a nota de exame foi de 4,5 valores o que é demasiado. Medias de 16,4 valores do secundário é desprestigiante é bem me lembro que no 12º eram 12 turmas de ciencias e as restantes 4 de artes, economia e humanidades. Ora os nossos candidatos aos cursos de saúde inflaccionam claramente a nota interna. Já os coitados de economia e humanidades levavam no pêlo porque não precisavam de 19´s :P

O fim do subsidio à UCP

Foi com espanto que ouvi o reitor não sei das quantas dizer que o Estado não ia pagar mais os 300 mil contos que todos os anos contribuia para que a Universidade Católica. Então o iluminado disse: "Lamentamos não poder continuar a defender um princípio que sempre foi nosso de que ninguém deixava de estudar na Universidade Católica por ausência de meios económicos. Sem este apoio dificilmente vamos poder continuar a manter este princípio”
A estes é que o Bloco não critica... deve ser porque tem medo que os lixem nas sondagens :P

Já todos sabem que não vou dizer maravilhas da Católica porque é um curso concorrente ao meu. Até tenho pessoas a estagiar comigo que são tão ou mais capazes do que eu para desempenhar funções, mas de certo modo nunca entendi muito bem os subsidios que o Estado dá. Porque se o episcopado tem sete milhões de contos para construir uma basilica não devem precisar de uns miseros 300 mil contos para funcionar...
Por outro lado, não percebo onde está a missão Católica senão nos estudantes que a instituição recebe dos PALOPs.
Vamos ser directos, de Católica apenas tem as cruzes nas paredes porque os valores católicos não devem estar muito traduzidos na ostentação do luxo, da leviandade e da futilidade de que muitos (não todos) levam a sua vida.

A ideia que eu tenho da instituição é a de que claramente não precisa de subsidio nenhum já se fazem pagar inacreditavelmente, e por outro lado, apenas usam uma associação religiosa, quando não é mais do que uma cooperativa de ensino que usando da sua boa qualidade, vira-se estritamente para a lógica do lucro fácil à custa de algumas carteiras abonadas e prontas a militar neste negócio do ensino.

Sem comentários: