THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

quinta-feira, março 06, 2008

Super Clinton

Se há uns meses atrás não teria preferência por nenhum candidato, agora que a decisão se aproxima do seu final, se pudesse como cidadão do mundo escolher a pessoa com mais responsabilidade a nivel global, escolheria Hillary Rodham Clinton, e como disse Eva Longoria, por centenas e centenas, por todos os motivos e mais algum...

Obama é aquela novidade fresca, bom orador, think thank politico, jovem, abonado pelo cliché afro-americano, mas com 46 anos e senador em primeiro mandato, digamos que de experiência ele tem absolutamente zero. Hillary conhece os cantos à casa, é vivida, (admiro-a como segurou um casamento após a humilhação), conhece muito bem os dossiers, tem muito prestigio na diplomacia, Bill ficou celebre pelas politicas sociais em prol dos mais desfavorecidos e, sobretudo, ela tem uma agenda maturada, propostas que também a nós nos dizem respeito, nomeadamente em acordos de comércio internacional e de politica externa.

Foi vitima do seu favoritismo exacerbado. Agora Obama tem uma ligeira vantagem que só com um uma grande vitória de Hillary na Pensylvania poderia ser anulada. O sistema americano já mostrou em outras ocasiões ser injusto, e hoje deu mais uma prova disso. Ela venceu no Texas ( San Antonio, Houston, Dallas) no Ohio (Cincinatti, Cleveland) e Rhode Island, embora com margens curtas isso apenas lhe permitiu encurtar a diferença de 120 para cerca de 100 delegados.

Talvez alguns de vós não estejam minimamente interessados nesta eleição. Parecia que com Bill Clinton, a vida dos Europeus não tinha grande impacto. Mas com Bush tudo foi diferente, os conflitos internacionais fizeram estalar o verniz, abrindo uma escalada no petróleo, queda do dolar, aumento do preço do trigo da soja dos cereais. Hoje em 2008, as empresas portuguesas exportam menos pk o Euro está muito forte e as exportações tornam-se menos competitivas, o petroleo fez encarecer os preços dos bens básicos, e aumentou a factura energética. A crise do mercado imobiliário não controlada pelo seu governo alastrou àEuropa e os bancos nacionais aumentam taxas para compensar os efeitos dessa crise especulativa.

Como vêem em meia duzia de linhas mostrei-vos como um Presidente americano mexe com as nossas vidas... Dai achar que Obama sem experiência, deveria sim ser vice presidente de Hillary e assim poder formar uma candidatura fortissima.

Mas não é isso que vai acontecer. Ele vai ganhar, primeiro porque apesar do último estado ser favorável a Hillary ( tem o apoio do governador da Pens. e do Mayor de Filadélfia) a vantagem será curta. Tanto mais que os VIPs estão com Obama: George Clooney, Oprah, Jessica ALba, Morgan Freeman, Robert deNiro e outros mais... Hillary tem mais apoios de governadores e senadores e de alguns Vips: Streisand, Spielberg, Michael Johnson, Eva Longoria ou Jack Nicholson.






Oprah diz que Gosta de Obama, não conseguindo encontrar nenhum defeito em Hillary. Ela leva-me a pensar que a disputa é entre a emoçao e a razão..

Sem comentários: