THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

quinta-feira, março 06, 2008

Curtas

Rui Reininho falando acerca do Porto:
"Mais um "shop"? Isso é para as gajas de Gaia ou para as ingratas suburbanas que decoram tudo com merdices suecas de trazer por casa."


"Quantos anos não custou a deixar um cheiro no Bolhão, um rasto ímpio de história que numa pincelada de empreiteiros, novos relativamente ricos e bolsistas da treta e doutos gangsters de sacristia dinamitam com um rastilho de cavaquismo pós-socrático. Quando a noite cai na Ribeira e as claques rumam ao Bessa e ao Dragão, é com saudade que mijamos no descampado do Salgueiral amigo, velhas!"Eu quero ver/ um Porto a arder"...
Assim se fala à Porto!


Simone de Oliveira concedeu a Grande Entrevista da sua vida, e que grande entrevista! Para além de ser o terceiro programa mais visto ( o primeiro se tirarmos as novelas desgraçosas da TVI) foi de facto uma liçao de vida.
Desde o facto de ser mãe solteira, a soletrar letras pouco próprias para a época, até ser declarada traidora do regime por se recusar cantar nas colónias em guerra.
Mas sobretudo deu uma lição de vida pela sua situação clinica: vitima de cancro e de recaidas, expos o seu problema com uma dignidade notável, exortando outras mulheres a procurarem com mais frequência os diagnósticos para precaver tumores malignos. Explicou-nos ainda que para uma personalidade do grande público pode "safar-se" tendo melhores condiçoes para tratamentos, coisa que segundo ela não acha que os portugueses anónimos tenham.


Imaginem vocÊs uma mulher de meia idade de Castelo de Paiva ou de Odemira ter de fazer um tratamento quimico-terapeutico num centro do tipo IPO... quantos kms percorreriam? em bons acessos? e se for uma urgência? e se for de noite? e se não tiverem como se deslocar? e se os tratamentos forem continuados?
Sublinhou ainda o facto de os responsáveis politicos fecharem primeiro e só depois verificar as alternativas e abrir meios alternativos. Isto não é politica é puro desinteresse por um dos direitos mais básicos consagrados na constituiçao, o direito aos cuidados básicos de saude.

Sem comentários: